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Como é o ambiente de trabalho?
Trabalhar na Fundação Educandário é fazer parte de uma missão que vai além do ensino : é transformar de forma permanente a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O ambiente de trabalho é desenhado para promover excelência e inovação, com foco no desenvolvimento integral dos alunos e em uma cultura que valoriza a colaboração e a troca de conhecimentos.
Isso se traduz em um ciclo contínuo de aprendizado que beneficia tanto os educadores quanto os alunos, criando resultados concretos e duradouros.
Os profissionais na Fundação têm acesso a recursos e treinamentos que garantem crescimento e desenvolvimento contínuo.
O impacto positivo do trabalho é visível no progresso dos alunos e gera um profundo senso de propósito e pertencimento, motivando a equipe a dar o seu melhor todos os dias.
A clareza de impacto e o alinhamento com um propósito maior são elementos centrais para atrair e manter talentos comprometidos.
Além disso, a Fundação promove uma cultura organizacional inclusiva e colaborativa, que valoriza empatia e inovação.
Essa abordagem estratégica cria um ambiente de trabalho engajado e dinâmico, onde desafios são encarados coletivamente e as conquistas são compartilhadas, formando uma equipe coesa e dedicada à missão de transformar vidas por meio da educação.
Responsabilidades da Oportunidade
Elaborar e implementar planos de atendimento especializado : desenvolver planos de ensino individualizados (PEI) que atendam às necessidades específicas de cada aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades / superdotação, alinhados ao currículo escolar.
Realizar avaliações diagnósticas : identificar as necessidades e potencialidades dos alunos, propondo estratégias de intervenção pedagógica adaptadas para favorecer a aprendizagem e inclusão.
Apoiar e orientar a equipe docente : colaborar com professores de classe regular, oferecendo suporte técnico e pedagógico para a adaptação de conteúdos e métodos de ensino que facilitem a inclusão e o aprendizado dos alunos atendidos.
Promover a inclusão e o desenvolvimento integral : criar atividades que incentivem a participação dos alunos em todas as esferas da vida escolar, fortalecendo suas habilidades sociais, cognitivas e emocionais.
Fomentar a participação da família : manter uma comunicação regular com os pais ou responsáveis, fornecendo feedback sobre o progresso do aluno e orientações sobre como apoiá-lo fora do ambiente escolar.
Acompanhar o uso de tecnologias assistivas : selecionar e utilizar recursos tecnológicos e materiais pedagógicos que facilitem o processo de aprendizagem e a acessibilidade dos alunos.
Registrar e documentar o progresso dos alunos : manter registros detalhados sobre as atividades realizadas, avaliações e progresso dos alunos, elaborando relatórios periódicos para acompanhamento interno e apresentação aos órgãos regulatórios quando necessário.
Participar de formações continuadas : manter-se atualizado em relação às melhores práticas de educação inclusiva e aos avanços no campo do atendimento educacional especializado, participando de cursos, workshops e treinamentos.
Contribuir com o planejamento escolar : participar de reuniões pedagógicas e colaborar com a equipe de gestão para a definição de estratégias que promovam a inclusão e melhorem a qualidade do ensino.
Garantir um ambiente acolhedor e seguro : criar e manter um espaço que valorize a diversidade e a inclusão, onde todos os alunos se sintam respeitados e apoiados em seu processo de aprendizado.
Requisitos
Graduação completa em Pedagogia, Educação Especial ou áreas correlatas.
Pós-graduação em Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Psicopedagogia ou áreas afins.
Experiência mínima de 2 anos em atendimento educacional especializado ou em cargos relacionados à inclusão educacional.
Profundo conhecimento das legislações e diretrizes de educação inclusiva, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e políticas educacionais vigentes.
Experiência comprovada na elaboração e implementação de planos de ensino individualizados (PEI) e estratégias pedagógicas adaptadas.
Habilidade para trabalhar de forma colaborativa com outros professores e a equipe pedagógica, oferecendo suporte e orientação sobre práticas inclusivas.
Conhecimento no uso de tecnologias assistivas e recursos adaptativos para facilitar a aprendizagem dos alunos.
Capacidade de realizar avaliações diagnósticas e monitorar o desenvolvimento dos alunos, adaptando estratégias conforme necessário.
Habilidades de comunicação eficaz, com ênfase em manter diálogo construtivo com as famílias e equipe escolar.
Capacidade de participar de formações contínuas e aplicar novas abordagens pedagógicas na prática.
Empatia, paciência e habilidades de resolução de problemas para lidar com alunos que possuem diferentes necessidades e ritmos de aprendizado.
Desejável participação prévia em projetos ou programas de formação de professores voltados para educação inclusiva.
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