Atuar no contexto organizacional aplicando conhecimentos da Psicologia para otimizar o ambiente de trabalho, o desempenho de equipes e o bem-estar dos colaboradores, com foco na melhoria das relações interpessoais e na promoção de uma cultural organizacional saudável e produtiva.
O profissional será lotado pelo SESI para atuar dentro da empresa Anglo American.
**Responsabilidades e atribuições**
- Conduzir avaliações psicológicas para identificar habilidades, competências, traços de personalidade e necessidades dos funcionários.
- Identificar as necessidades de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, com base em avaliações de desempenho e feedbacks.
- Criar e implementar programas de treinamento para melhorar habilidades técnicas e comportamentais.
- Realizar o acompanhamento contínuo de colaboradores em programas de desenvolvimento, garantindo o sucesso das iniciativas de aprendizado e crescimento.
- Monitorar sistemas de avaliação de desempenho para acompanhar o progresso dos colaboradores e identificar áreas de melhoria.
- Apoiar no feedback aos colaboradores, atuando no desenvolvimento individual e de grupos.
- Identificar e analisar possíveis fontes de conflito dentro das equipes e entre departamentos.
- Atuar como mediador em situações de conflito.
- Realizar diagnósticos sobre a saúde organizacional, clima e cultura da empresa.
- Estruturar e otimizar processos internos de trabalho, sugerindo mudanças que melhorem a eficácia organizacional e o bem-estar dos colaboradores.
- Alinhar junto à líderes e gestores estratégias de recursos humanos com as necessidades organizacionais, contribuindo para o planejamento estratégico da empresa.
- Oferecer suporte emocional e psicológico para os colaboradores, ajudando-os a lidar com problemas relacionados à saúde mental.
- Desenvolver e implementar programas que promovam a saúde mental e prevenção de doenças psicológicas no ambiente de trabalho.
- Apoiar estratégias de retenção de talentos.
- Colaborar na criação de planos de sucessão, preparando colaboradores para posições de liderança dentro da organização.
- Sugerir soluções para melhorar o ambiente de trabalho.
- Estudar os comportamentos dos colaboradores dentro da organização para entender as dinâmicas de grupo, motivação e produtividade.
- Apoiar a gestão da mudança, minimizando os impactos negativos sobre os colaboradores e facilitando a adaptação.
- Promover ações de fortalecimento da cultura organizacional.
- Atuar na implantação de diretrizes comportamentais de segurança.
- Apoiar as ações referentes a atualizações da NR-1 (Riscos psicossociais).
- Participar de investigações de incidentes de alto potencial.
- Colaborar na definição e disseminação dos valores e princípios da empresa, alinhando comportamentos individuais com os objetivos organizacionais.
- Manter registros detalhados de avaliações, orientações e resultados.
- Elaborar relatórios que auxiliem a administração na tomada de decisões.
- Avaliações psicossociais dos empregados que atuam nas NRs 20, 33 e 35;
- Condução de grupo focal: sendo capaz de avaliar as características dos empregados quanto às atividades de risco;
- Aplicação, correção e interpretação de testes/inventários que medem os tipos de atenção, traços de personalidade e fatores de saúde mental como: estresses, ansiedade, consumo de álcool, dentre outros;
- Entrevista com critérios psicossociais para identificar questões relacionadas a cultura, saúde, emoção e cognição;
- Elaboração de parecer psicossocial, contendo: a história do avaliado, resultado dos testes/inventários e suas correlações com as atividades de risco, resumo da entrevista, recomendação final (apto, apto com intervenção e inapto) e tratativas;
- Elaboração, participação e execução de Diálogo Diário de Segurança (DDS), além de palestras no ambiente corporativo, nos temas de saúde mental;
- Elaboração do cronograma do plantão psicológico e execução do plantão onde estarão presentes nas áreas oferecendo suporte emocional e direcionamento para as tratativas específicas (psicólogos externos, médicos, dentre outros);
- Suporte emocional aos empregados próprios e terceiros, dentro de programas como: álcool e drogas, fadiga, afastado por questões emocionais, violência doméstica, dentre outros que venha a evidenciar a necessidade de um acolhimento ou análise psicológica;
- Liderar programas comportamentais para líderes;
- Desenvolver líderes formais e informais para aumentar a cultura prevencionista;
- Desenvolver equipe de segurança quanto atuação em campo;
- Elaborar e conduzir treinamentos comportamentais de segurança;
- Atuar junto ao corporativo na implantação de diretrizes comportamentais de segurança;
- Participar de investigações de incidentes de alto potencial;
- Desenvolver programas comportamentais para o público operacional;
- Apoio nas ações referentes a atualização da NR-1 (Levantamento de Riscos Psicossociais);
- Participação em comitê multidisciplinar;
- Devolutiva a empregados;
- Outras ativida