Na CASSI somos movidos pelo propósito que é o de "Cuidar do participante em todas as fases da sua vida", ainda que façamos parte de uma equipe de atividade meio ou fim, nosso propósito é único e sempre voltado ao participante da CASSI.
Por isso acreditamos que o Psicólogo PCMSO não é somente um cargo, mas participa ativamente da construção de estratégias para uma CASSI cada dia melhor.
Precisamos de pessoas que estejam dispostas a aprender e multiplicar conhecimento, avaliar e trocar ideias sobre o processo com a ótica de que podemos estar em constantes mudanças e melhorias.
**Todas as nossas vagas também são destinadas a pessoas com deficiência. Solicitamos que seja descrito, e quando for o caso, informar no campo "Descrição das atividades" se requer algum recurso especial para participar da seleção e desenvolver o seu trabalho.**
**Para pessoas com deficiência é necessário apresentação do Laudo Médico comprobatório, de acordo com o Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999 e emitido no máximo 12 meses**
**Responsabilidades e atribuições**
1 - Planejar e executar ações de saúde ocupacional para os funcionários ativos do Banco do Brasil,
seguindo diretrizes da Divisão de Gestão de Convênios, visando a qualidade da atenção e a racionalização
dos recursos.
2 - Realizar treinamento sobre Avaliação Psicossocial para equipe de saúde ocupacional da CASSI e do
SESMT do Banco do Brasil, sempre que houver necessidade.
3 - Emitir parecer sobre avaliação dos testes psicológicos, realizados por ocasião do exame admissional do
Banco do Brasil, monitorando os casos, que devido ao resultado, demandem uma maior atenção.
4 - Acompanhar/monitorar os casos de funcionários ativos do Banco do Brasil, com achados de alterações na avaliação psicossocial, que não gerem incapacidade laboral, contribuindo para uma assistência integral.
6- Participar do planejamento e execução das atividades do Programa de Controle de Dependência de Substâncias (tabagismo, álcool e drogas).
7- Participar da elaboração e atualizações periódicas dos protocolos clínicos, de pesquisas e estudos sistemáticos em saúde ocupacional, seguindo normas e diretrizes da Sede, visando à integralidade e
qualidade dos serviços prestados.
8- Participar do planejamento, divulgação e execução de programas de saúde ocupacional, elaborando estratégias de intervenção individual ou coletiva.
9- Desenvolver ações coletivas, voltadas para preservação da saúde mental dos funcionários Banco do Brasil e CRBB/SAC.
10- Realizar acompanhamento dos casos de Acidente do Trabalho (típico, trajeto ou doença ocupacional) que tenham impactos psicológicos.
11- Participar de reuniões com SESMT Regional e Médico do Trabalho CASSI e/outros profissionais da equipe para alinhamento de ações de saúde.
12- Prestar assistência psicológica e monitorar os envolvidos (direta ou indiretamente) em assaltos nas agências do BB, ou sequestros, em caráter individual, seguindo os normativos da CASSI, inclusive nas
agências sinistradas.
13- Elaboração de textos informativos relacionados a Saúde Emocional.
14- Realizar avaliações de funcionários que, por ocasião do EPS, ou de outras avaliações ocupacionais, apresentem alterações no Inventários de Sintomas de Estresse ou uso abusivo de substâncias psicoativas,
indicando a conduta técnica adequada para cada caso, e encaminhando para a equipe de Atenção Primária e quando necessário para a rede credenciada.
15- Realizar avaliação em conjunto com Médico do Trabalho da Unidade e/outros profissionais da equipe, quando acionados pelo SESMT/GEPES Regional.
16- Realizar visitas técnicas em conjunto com o SESMT do Banco do Brasil e o Médico do Trabalho da CASSI e/ou outros profissionais da equipe nas Agências do Banco do Brasil, com vistas à assistência e
coordenação de cuidados.
17- Atuar no acompanhamento dos casos de absenteísmo associado a queixas de saúde mental.
18- Dar apoio, por meio de discussão de casos, Interconsulta ou atendimento compartilhado, em casos relacionados à saúde ocupacional.
19- Acompanhar a adesão, a qualidade e do cuidado em saúde dos funcionários encaminhados para tratamento na rede credenciada.
20- Quando identificado que o funcionário BB da ativa, necessitar de tratamento em saúde mental, indicar, encaminhar e acompanhar adesão junto a rede credenciada ou ao programa de psicoterapia online.
21- O psicólogo de cada UF faz parte da equipe multiprofissional responsável por avaliar o enquadramento legal como PCD e a compatibilidade da deficiência apresentada com as atribuições de seu cargo. Cabe a ele emitir parecer discriminando aspectos relevantes acerca da avaliação psicológica realizada por ocasião do
exame admissional.
22- Analisar, acompanhar e assistir outros processos relacionados à sua área de atuação quando demandado.
**Requisitos e qualifica