Graduação em Psicologia.
Carteira do Conselho ativa Desejável pós graduação em psicologia hospitalar.
Atender pacientes, através de técnicas psicológicas, técnicas de aconselhamento, psicoterapia e orientações familiares, visando minimizar as dificuldades em lidar com a situação, angústia dos pacientes e familiares, traumas psicológicos da situação vivida, desenvolver adaptação às rotinas e promover qualidade e melhoria na autoestima.
Realizar atendimentos em psicoterapias individuais ou em grupos, acolhendo as demandas recebidas, aplicando técnicas e conhecimentos específicos, fazendo diagnósticos e buscando estabilizar estados psicológicos dos usuários do serviço.
Realizar entrevista inicial e devolutiva dos casos atendidos aos profissionais que atenderam os pacientes, orientando-os verbalmente sobre os aspectos psicológicos do caso, visando a integração das equipes e melhoria na qualidade de atendimento ao cliente.
Desenvolver, em conjunto com equipe multidisciplinar, grupos educativos de orientação psicossocial visando maximizar a abrangência e eficácia dos atendimentos.
Elaborar plano terapêutico singular junto à equipe multidisciplinar, proporcionando um olhar ampliado sobre o sujeito, de forma humana, ética e resolutiva.
Emitir relatórios com pareceres técnicos referentes aos atendimentos ofertados aos usuários.
Implantar grupos terapêuticos com o objetivo de potencializar a autonomia, criatividade, bem-estar, melhora cognitiva e social do sujeito envolvido, visando minimizar riscos e diminuir intercorrências e buscando satisfação dos clientes nos serviços prestados.
Manter registro de produtividade atualizado, através do preenchimento de instrumento específico para lançamento de produção nos sistemas.
Orientar pacientes e/ou familiares, verbalmente ou com utilização de materiais de apoio, para minimizar as suas angústias.
Participar de reuniões para discussão de casos, contribuindo com seu olhar clínico frente à subjetividade do sujeito em atendimento, visando melhoria dos estados psicológicos e bem-estar geral dos usuários do serviço.
Realizar contatos com as redes de atendimento, fazendo articulações e encaminhamentos, buscando continuidade nos atendimentos em outras demandas observadas, propiciando um cuidado ampliado aos usuários.
Registrar todos os atendimentos realizados em prontuário específico do paciente, conforme as normas vigentes.
Atender usuários dos serviços sob a perspectiva da Política da Redução de Danos, para fortalecer o vínculo com o usuário e controlar possíveis consequências adversas ao consumo de psicoativos-lícitos ou ilícitos, levando em consideração a inclusão social do sujeito.
Cumprir com os procedimentos operacionais padrão, relativos às suas atividades.
Elaborar e manter atualizados os procedimentos e documentos de sua área de atuação.
Participar de treinamentos oficiais da instituição quando solicitados, visando desenvolvimento e melhoria contínua, tanto de procedimentos quanto em relação à qualidade.
Prestar atendimento ao paciente de forma humanizada, observando aplicação de técnicas e conhecimentos no exercício da profissão, com ética e respeito, buscando ser resolutivo.
Apoiar e incentivar o aleitamento materno.