Garantir a inclusão e a promoção da aprendizagem - fundamentado em processos de ação neuro psicopedagógica - aos a estudantes com necessidades educativas especiais e professores que necessitam de instrumentação específica.
Planejar, gerir, promover melhorias contínuas do Programa de Intervenção Pedagógica na Aprendizagem para que a, consoante exigência legal, garantindo qualidade e melhoria contínua dos processos de ensino e aprendizagem específicos exigidos para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de estudantes com dificuldades pontuais de aprendizagem e/ou necessidades educativas especiais; facilitando e orientando a atuação da parceria professor-estudante e demais stakeholders institucionais, como condição primeira e indissociável.Responsabilidades:Manter atualizado e garantir o cumprimento das Leis e Regulamentações do Governo (nível Nacional) no que se refere Instituição de Ensino Superior;Orientar a execução da garantia de condições inerentes à IES para a aprendizagem efetiva do estudante com necessidades especiais de aprendizagem, estruturais ou temporárias, e aplicar as decisões da Diretoria Executiva e Gerência de Experiência do Cliente;Apoiar e compartilhar informações inerentes para o cumprimento das funções docentes específicas para cada estudante com necessidade educativa especial e o oportuno recurso de instrumentação para o efeito didático pretendido, de acordo com as regras do Programa;Envolver e promover em conjunto com a Diretor de Experiência do Cliente, Diretoria Acadêmica, Coordenadores de Curso e Professores, o processo contínuo de melhoria da qualidade do atendimento à equidade de condições aos alunos vinculados ao Programa.
Assim como, alinhar e orientar e sobre atendimento à legislação, formas de ensinar e de avaliar o estudante.
Com o objetivo de cumprir a legislação em atendimento ao estudante com necessidade especial educativa além de garantir a excelência acadêmica como resultado do processo educativo;Manter ativas e constantes as relações com diferentes autoridades educacionais e comunidades científicas nacionais e internacionais para garantir contínuo progresso acadêmico da ESPM nesse contexto;Estabelecer canais de comunicação efetivos entre o Diretor da área, Diretoria Acadêmica, Coordenadores de Cursos e Professores fazendo presente a constante evocação das necessidades educativas especiais e das dificuldades pontuais de aprendizagem como parte da realidade;Estabelece canais de comunicação entre a comunidade educativa ESPM para o desenvolvimento do planejamento dos acordos pedagógicos individuais;Propõe à Gerência de Experiência do Cliente, mecanismos para a tomada de decisões em relação aos processos de planejamento da relação ensino- aprendizagem necessários ao Programa;Propõe estratégias de comunicação do Programa para reconhecer resultados do estabelecimento de práticas adequadas da comunidade acadêmica às necessidades educativas especiais;Identificar recursos para promover clima harmônico nas relações entre os membros da comunidade educativa;Estabelece relações e parcerias com diferentes instituições orientadas às questões de aprendizagem e das necessidades especiais para tanto, que promovam atividades educativas, cursos, pesquisas, congressos, etc;Analisa periodicamente, com o docente e com o discente, o processo de construção de conhecimento em andamento para estabelecer ajustes nas condições de estudo e de ensino;Garante o acompanhamento acadêmico dos estudantes, tendo em conta a pertinência da formação recebida, o processo de avaliação de aprendizagem a que foi submetido, os problemas e/ou necessidades de aprendizagem, a promoção e recuperação e a assistência;Apresenta e estimula o uso de mecanismos de inovação pedagógica que permitam melhora constante dos processos acadêmicos dos envolvidos no Programa.
Interagindo com outras unidades da ESPM (RJ e POA), mantendo um programa uniforme e alinhado entre as unidades.Requisitos:Graduação Completa;Pós-Graduação Lato Sensu completo – PsicopedagogiaLocal: Vila Mariana - SP