Ensino Médio Completo;Desejável formação inicial de Secretário Escolar;Domínio de Informática: Sistema Operacional, Editor de texto, Planilha Eletrônica e softwares da área de educação;Técnicas de arquivo;Português Instrumental;Experiência comprovada de 06 meses na área de Educação;Cadastro atualizado na plataforma da GUPY.Apoiar a direção da escola e assinar, em conjunto com ela a documentação escolar expedida;Responsabilizar-se pela escrituração escolar, conferindo-lhe fidedignidade e legalidade de acordo com a legislação vigente;Organizar, coordenar, orientar e supervisionar a equipe da secretaria quanto à simplificação dos processos e métodos de trabalho, respeitando e valorizando as habilidades de cada um;Utilizar instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos referentes ao preenchimento do diário de classe, a pessoal, materiais, patrimônio e sistema de informação;Firmar-se na gestão escolar, como elemento de ligação entre as atividades administrativo-pedagógicas, interagindo com o corpo docente e participando das discussões para elaboração do projeto pedagógico, do plano de trabalho anual e do regimento escolar;Prestar informações aos usuários, bem como atender os pais, alunos, professores, técnicos, servidores, representantes de órgãos públicos e sociedade em geral;Registrar dados de escrituração escolar dos alunos em documentos tais como: livro de matrícula, fichas individuais, históricos escolares, certificados de conclusão de curso, transferência, censo escolar, entre outros;Classificar e organizar no arquivo estático ou dinâmico a escrituração escolar dos alunos, informações administrativas e financeiras, coletânea da legislação educacional em vigor, bem como, a correspondência recebida e expedida;Redigir, encaminhar e arquivar memorandos, ofícios, requerimentos, cartas, atas, circulares, portarias, relatórios, editais, ordens de serviço, comunicações internas, etc.;Elaborar o cronograma das atividades da secretaria, torná-lo público e assegurar a racionalização do trabalho e sua execução;Ter sob sua guarda e sua responsabilidade livros, documentos, materiais e equipamentos da secretaria;Gerenciar os processos de matrícula e de transferência dos alunos;Consultar e prestar esclarecimentos aos órgãos do sistema de ensino, quando necessário;Elaborar instrumentos de controle de gestão que contribuam para a melhoria e eficiência dos serviços de escrituração escolar;Registrar e tratar dados estatísticos, analisando-os e interpretando-os em tabelas e gráficos;Organizar, respeitando os prazos estabelecidos, os processos de legalização da escola, compreendendo credenciamento da instituição, autorização, reconhecimento e aprovação de cursos e suas renovações;Preencher e informar o censo escolar, zelando pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento do prazo estabelecido;Elaborar o relatório anual de atividades da unidade escolar;Lavrar atas de resultados finais e de outros processos de avaliação;Realizar as demais atividades correlatas ao cargo/função.