É responsável por fornecer suporte fiscal para áreas de interface, esclarecendo dúvidas sobre o tratamento tributário de transações e contratos.
Requisitos: Graduação em Ciências Contábeis, Administração, Economia ou áreas correlatas; Sólida experiência em rotinas fiscais, como apuração de tributos; Domínio das legislações tributárias (municipal, estadual e federal); Conhecimento em ICMS, ISS, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, entre outros; Familiaridade com obrigações acessórias, como SPED Fiscal, SPED Contribuições, ECF, e DCTF; Conhecimento de sistemas ERP, como Sankhya, bem como de sistemas específicos de gestão fiscal; Experiência com gestão de pessoas; Vivência em empresas do mesmo setor ou em escritórios de contabilidade, será um diferencial.
Atividades: Realizar a apuração de impostos como ICMS, IPI, ISS, PIS, Cofins, IRPJ e CSLL, considerando as especificidades do setor.
Verificar a correta classificação fiscal dos produtos e serviços comercializados pela empresa, considerando as alíquotas e tratamentos tributários adequados (ex.
: isenções, substituições tributárias).
Acompanhar mudanças na legislação fiscal, como novas normativas estaduais e federais, que possam impactar a empresa.
Controlar e auditar os pagamentos de tributos devidos, tanto federais quanto estaduais e municipais.
Assegurar que todos os documentos fiscais, como notas fiscais de entrada e saída, estejam corretos e arquivados adequadamente, conforme a legislação.
Fornecer suporte fiscal para áreas como compras, vendas e contabilidade, esclarecendo dúvidas sobre o tratamento tributário de transações e contratos.
Garantir que os contratos de compra e venda, contratos com prestadores de serviços ou com clientes estejam em conformidade com as exigências fiscais, evitando contingências tributárias futuras.
Realizar auditorias fiscais periódicas para garantir a conformidade com a legislação tributária, identificando possíveis erros ou omissões nos processos fiscais.