Descrição:
Ensino Superior Completo em Comunicação Social, Marketing, Administração, Experiência do Cliente ou áreas correlatas.
Desejável experiência mínima de 2 anos em funções de liderança de Marketing.
Necessário residir em Uberlândia - MG.
CONHECIMENTOS:
Conhecimento em planejamento estratégico de comunicação.
Familiaridade com acompanhamento de leads e funil de vendas.
Marketing de Vendas Canais, alavancas, branding, dentre outros.
Experiência do Cliente;
Métricas de satisfação do cliente;
Gestão de pessoas e demandas;
Tabulação e Análise de Dados Excel Intermediário/avançado.
RESPONSABILIDADES:
Supervisionar as áreas de Experiência do Cliente:
• Liderar e orientar a área da experiência do cliente, garantindo a integração da área a todas as demais da empresa, criando uma cultura organizacional forte e um atendimento ao cliente de excelência.
Supervisionar as áreas de Endomarketing:
• Juntamente com o Analista de Endomarketing, assegurar que as iniciativas de Endomarketing estejam alinhadas aos valores da empresa, promovendo maior engajamento, retenção e satisfação dos colaboradores.
Desenvolver e executar estratégias de Comunicação corporativa:
• Criar e implementar planos de comunicação interna e externa que transmitam de maneira coesa e consistente as mensagens da empresa, tanto para o público interno (colaboradores) quanto para os clientes.
• Garantir que as campanhas de Endomarketing reforcem a identidade e cultura corporativa, enquanto as ações voltadas para a Experiência do Cliente ajudem a fortalecer a marca e aumentar a satisfação e lealdade do cliente.
Acompanhar o ciclo de vida dos leads:
• Supervisionar a geração, nutrição e conversão de leads, utilizando estratégias de comunicação eficazes em todas as etapas do funil de vendas.
• Trabalhar em parceria com as áreas de vendas e marketing para garantir que os leads sejam devidamente geridos, acompanhados e que as oportunidades de conversão sejam maximizadas.
• Analisar o desempenho dos leads e os resultados das ações de comunicação, sugerindo ajustes para melhorar a eficácia das campanhas.
• Gerar relatórios e realizar reports periódicos do ciclo de vida dos leads.
Planejar e coordenar campanhas de comunicação:
• Desenvolver campanhas criativas e inovadoras, alinhadas aos objetivos da empresa, tanto no âmbito interno (endomarketing) quanto no externo (experiência do cliente).
• Garantir que todas as comunicações sejam claras, atrativas e compatíveis com a identidade visual e os valores da organização.
• Realizar a interface com outras áreas da empresa, como Marketing, Recursos Humanos e Vendas, para garantir a coesão das campanhas.
Analisar métricas e resultados de comunicação:
• Monitorar continuamente as métricas de performance, como engajamento interno, satisfação do cliente e taxa de conversão de leads, utilizando ferramentas de CRM e sistemas de monitoramento de comunicação interna.
• Preparar relatórios detalhados com insights baseados nos dados coletados, sugerindo ajustes e melhorias contínuas nas estratégias e táticas de comunicação.
• Acompanhar tendências de mercado e novos desenvolvimentos em comunicação corporativa para garantir que a empresa esteja utilizando as melhores práticas do setor.
Promover a integração entre as áreas internas e comunicação com o cliente:
• Trabalhar em estreita colaboração com outras equipes (comercial, marketing, RH, TI, etc.)
para garantir que as estratégias de comunicação interna estejam alinhadas às necessidades da organização e que haja uma integração harmoniosa entre as ações internas e a experiência do cliente.
• Implementar ações que garantam que os valores e a cultura da empresa sejam transmitidos de forma eficaz para todos os níveis da organização e para os clientes, criando uma experiência coesa e consistente.
Liderar e desenvolver a equipe de comunicação:
• Oferecer suporte e treinamento contínuo aos membros da equipe, promovendo um ambiente de inovação, aprendizado e desenvolvimento profissional.
• Garantir a distribuição adequada de responsabilidades e acompanhar o desempenho da equipe, promovendo o crescimento individual e coletivo.
• Atuar como mentor(a), inspirando a equipe a buscar resultados excepcionais e contribuindo para a evolução da área de comunicação dentro da empresa.
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