Descrição:
Escolaridade:
Técnico em Segurança do Trabalho com o registro no TEM
Domínios em informática:
Pacote Office
Conhecimentos necessários:
Legislação de Segurança vigente (trabalhista, previdenciária e conhecimentos de código de processo civil para acompanhamento de perícias); Técnicas de Análise de Risco e Investigação de Acidentes; Sistemas de Controle de Emergências; Inspeções de segurança; Curso de Supervisor em Espaço Confinado (NR33); Treinamento em NR35-Trabalho em Altura.
Responsabilidades:
Fiscalizar o cumprimento das normas de Segurança do Trabalho, a partir das definições do Ministério do Trabalho visando minimizar o risco de aplicações de multas e descontinuidade operacional;
Realizar inspeções planejadas, efetuando medições ambientais e manuseando equipamentos específicos visando identificar as condições inseguras e reduzir riscos;
Ministrar treinamentos aplicáveis à área de Segurança do Trabalho e aderência de segurança visando à disseminação das informações e contínua capacitação dos empregados;
Manter documentação legal da área atualizada, evitando riscos com multas e autuações dos órgãos fiscalizadores;
Participar da elaboração do plano de emergência da empresa, visando preparar a equipe para combater possíveis sinistros;
Prestar suporte técnico em reuniões ordinárias da CIPA/CIPAMIN (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas ações relativas à prevenção de acidentes e incidentes;
Participar das comissões de análises de acidentes e incidentes, propondo ações técnicas para evitar recorrências;
Auxiliar os gestores responsáveis na condução dos comitês locais de Saúde e Segurança do Trabalho acompanhando os resultados dos indicadores da área;
Monitorar cronogramas e melhorias do PPRA, PCMSO, LTCAT, PCA, PPR, Laudo Ergonômico e Laudo de Periculosidade auxiliando na implantação dos programas desenvolvidos pela coordenação da área de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional;
Fiscalizar os documentos e atividades das empresas contratadas, observando o cumprimento da legislação vigente;
Monitorar os exames periódicos e validade dos ASOs dos colaboradores próprios e terceiros;
Executar suas atividades dentro dos padrões predefinidos pelas normas de segurança, qualidade e meio ambiente a fim de apoiar a empresa no cumprimento de suas metas;
Efetuar investigação de acidentes para elaboração da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) mapeando riscos, inspecionando equipamentos de emergência, acompanhando ações de prevenção e elaborando laudos técnicos diversos e relatórios estatísticos da área;
Acompanhar todas as ocorrências internas e externas, prestando atendimento emergencial e assistência necessária conforme procedimentos estabelecidos;
Avaliar qualidade de E.P.Is e uniformes realizando vistorias e testes, controlando o estoque e a entrega, avaliando a necessidade de compra e reposição;
Apoiar o controle e atendimento das exigências ambientais no que se refere às vistorias, documentação legal, licenças requeridas, visitas e reuniões com órgãos públicos.
#J-18808-Ljbffr