Obrigatórios: Ensino Médio Concluído; Curso Técnico de Segurança do Trabalho Concluído; Curso de Legislação Segurança Saúde Ocupacional; Curso de Legislação Segurança Medicina Trabalho; Registro MTE; Vivência em atividades de Segurança do Trabalho.
Principais responsabilidades como Técnico(a) de Segurança do Trabalho II: Realizar treinamentos nas ISSMs (Instruções de Saúde, Segurança e Meio Ambiente) e ITs (Instruções de Trabalho) elaborando materiais, registrando treinamento, a fim de preparar os orientadores para conduzir a conscientização da força de trabalho pertinente; Monitorar as condições ambientais dos postos de trabalhos, definidas no PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), preparando e consolidando informações, a fim de subsidiar as tomadas de decisão do Engenheira de Segurança do Trabalho; Elaborar os PRAIs (Perigos, Riscos, Aspectos e Impactos) definidos pela empresa ao processo produtivo, atividades das áreas de apoio e/ou administrativas, identificando perigos e riscos para definir as medidas preventivas e/ou corretivas; Realizar APR (analise preliminar de risco) e PT (permissão de trabalho) para atividades de terceiros e atividades não rotineiras; Fornecer suporte e orientação técnica para as demais áreas da empresa e CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), em assuntos relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho; Registrar e analisar em documentos específicos todos os incidentes e acidentes ocorridos na empresa, identificando a causa raiz e propondo ações corretivas visando minimizar ou eliminar os riscos; Capacitar a equipe de emergência da empresa para situações de emergência (incêndios, acidentes, explosões, inundação, emergências ambientais, etc), preparando e aprovando a programação anual destes eventos; Realizar Integração de Novos Funcionários, repassando informações sobre procedimentos gerais de segurança e comportamento preventivo, conforme admissões; Criar e/ou apoiar a formatação das DDS (Diálogo Diários de Segurança), contemplando riscos físicos, químicos, biológicos (se pertinente), ergonômicos e de acidentes, a fim de conscientizar os funcionários referente a importância da saúde, segurança e meio ambiente; Executar atividades adicionais ao estabelecido para o cargo, de mesma natureza e complexidade, observando solicitação do superior imediato e/ou demanda interna.