Pioneiro à época dos movimentos voltados ao desenvolvimento do incipiente processo de industrialização, o Sesi (Serviço Social da Indústria) dava seus primeiros passos em Goiânia, no início da década de 50, ao lado do Senai, em Anápolis, e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), que nasceram um pouco antes.
Educação para o lar, assistência médica, odontológica, recreação e esportes constituíam as primeiras ações, pilares do amplo leque de serviços hoje oferecidos aos trabalhadores, seus dependentes e à comunidade, destinados a promover o desenvolvimento socioeconômico. Instituição do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o Sesi consolidou-se como marca da responsabilidade social, ao promover de forma integrada educação, saúde e segurança no trabalho, lazer e cidadania, com qualidade reconhecida pela comunidade. Presente com centros de atividades e colônia de férias em Goiânia, Anápolis, Aruanã, Aparecida de Goiânia, Catalão, Itumbiara e Rio Verde (pólo de atendimento na Escola Senai Fernando Bezerra), a instituição amplia o atendimento por meio de unidades móveis de lazer, cultura, odontologia, saúde e segurança do trabalho, instalados temporariamente em indústrias, associações, escolas e espaços públicos.
A mais recente experiência é o Cozinha Brasil, unidade itinerante por meio da qual o Sesi proporciona educação alimentar a camadas mais carentes da população. Fiel à missão institucional, o Sesi tem atuação ágil e dinâmica em todo o Estado, com foco na melhoria da qualidade de vida do trabalhador e no fortalecimento da indústria.
Nossa MISSÃO é promover a educação, garantir ambiente de trabalho seguro e trabalhadores saudáveis, contribuindo para elevar a produtividade industrial e a gestão socialmente responsável.
E como VISÃO , até 2027, o SESI e o SENAI serão reconhecidos como parceiros da indústria e indutores da produtividade e da competitividade.
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/n Requisitos da Vaga (Todos os requisitos deverão estar descritos no currículo) Ensino Médio Completo com Curso Técnico Completo em Segurança do Trabalho; Experiência mínima de 6 (seis) meses em atividades de Segurança do Trabalho; Registro Ativo no MTE; CNH categoria "B"; Disponibilidade para realizar viagens e trabalhar aos finais de semana; Disponibilidade para atuar em Niquelândia-GO e/ou Barro Alto-GO .
Conhecimentos Específicos Técnicas de comunicação em público; Procedimentos de saúde e segurança do trabalho; Normas Regulamentadoras; Informática (pacote office).
/n • Elaborar projetos, orientar e acompanhar as ações no atendimento às normas de SSMA; • Promover a elaboração, revisão e implantação de instruções de trabalho e ferramentas de gestão de saúde, segurança e meio ambiente; • Realizar consultorias na área de Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; • Ministrar treinamentos e capacitações nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho e Normas Regulamentadoras; • Garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino-aprendizagem; • Realizar registros burocráticos e de acompanhamento pedagógico; • Elaborar e aplicar métodos de avaliação do processo ensino-aprendizagem; • Participar da implantação de Sistema de Gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional; • Participar da elaboração e acompanhamento dos programas de segurança: PPRA–Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PE – Plano de Emergências, PPCI-Programa de Prevenção a Incêndios etc.
; • Avaliar indicadores de saúde, segurança e meio ambiente, divulgando resultados e propondo medidas para correção de desvios; • Atuar nas investigações de acidentes do trabalho, doenças relacionadas ou não ao trabalho e acidentes ambientais; • Planejar e realizar auditorias e inspeções de áreas de trabalho; • Elaborar e acompanhar o status dos planos de ação dos itens levantados nas inspeções e auditorias comportamentais, para assegurar o atendimento de requisitos legais de segurança do trabalho e meio ambiente; • Acompanhar a validade e os serviços de manutenção e recarga de equipamento de combate a incêndio (extintores); • Promover campanhas de saúde, segurança e meio ambiente para empregados operacionais e lideranças; • Realizar treinamentos, promovendo a disseminação da cultura de SSMA entre os colaboradores e lideranças da empresa; • Atender incidentes, acompanhando e controlando a evolução de Planos de Ação para o tratamento de não conformidades da gestão de saúde, segurança e meio ambiente; • Promover e divulgar as Boas Práticas e Melhorias operacionais de saúde, segurança e meio ambiente; • Elaborar e acompanhar a execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos e Tratamento de Efluentes gerados pela empresa; • Realizar o levantamento de condições ambientais para a elaboração de estudos e análises preliminares de trabalho e de riscos para liberação de atividades críticas; • Interpretar requisitos legais, técnicos e institucionais; • Executar atividades de coleta, seleção e tratamento de dados; • Realizar o controle de processos e documentos em geral; • Redigir textos e documentos relacionados à sua área de atuação; • Executar outras atividades correlacionadas e/ou compatíveis com a função.