Manter os procedimentos de Higiene e Medicina do Trabalho, visando garantir condições adequadas de saúde. - Controlar e/ou encaminhar trabalhadores para exames médicos admissionais, periódicos, especiais e demissionais;
- Assegurar a elaboração de procedimentos sobre medicina do trabalho, na empresa, visando garantir ao empregado condições adequadas de saúde de forma a permitir um melhor rendimento no trabalho, reduzindo o absenteísmo e a rotatividade. - Coletar dados estatísticos e realizar comparação dos diferentes momentos de campanhas educativas visando a eficácia das mesmas;
- Conhecer os processos produtivos e ambientes de trabalho da empresa atuando com vistas essencialmente à promoção da saúde e prevenção de doença, identificando os riscos existentes no ambiente de trabalho (físicos, químicos, biológicos ou outros), atuando junto à empresa para eliminar ou atenuar a nocividade dos processos de produção e organização do trabalho;
- Acompanhar e encaminhar acidentados para atendimento de emergência. - Auxiliar o Médico do Trabalho na análise das condições de saúde dos empregados.
- Emitir a CAT - Comunicação de Acidentes do Trabalho;
- Manter registros e controles sobre dados de saúde e atendimentos a empregados. - Participar dos programas da CIPA, analisando as sugestões e adotando as medidas corretivas e preventivas necessárias à proteção da saúde dos empregados. - Fiscalizar o cumprimento das normas de Medicina do Trabalho. - Promover a conscientização quanto a saúde por meio de participação nos Diálogos de Saúde e Segurança, bem como ministrando palestras.
- Levantar e consolidar dados que compõem os indicadores da área e para alimentação dos sistemas tais como: e-social e outros. - Zelar pela guarda e manutenção, conservação e limpeza das instalações, equipamentos e materiais relativos ao trabalho. - Realizar suas atividades observando as normas e procedimentos de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. - Realizar outras tarefas correlatas e de mesma complexidade