Fundada em 1962, a AESC tem sua origem na Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, presentes no Rio Grande do Sul desde 1915, e que aqui se estabeleceram com o propósito de acolher e cuidar, de modo particular, pessoas migrantes fragilizadas na sua condição socioeconômica e cultural, desde seus países e localidades de origem.
Hoje somos mais de 4 mil pessoas colaboradoras nos segmentos de educação, saúde e responsabilidade social.
Nossa unidade de responsabilidade social está presente na cidade de Caxias do Sul, com o Centro de Atendimento ao Migrante.
Nossas unidades de educação estão presentes nas cidades de Farroupilha, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul, Colégio São Carlos, e em Santa Vitória do Palmar, Colégio São Carlos.
E nossas unidades de saúde estão presentes nas cidades de Porto Alegre, com hospitais e serviços de referência no RS e no Brasil, Hospital Mãe de Deus, Hospital Santa Ana e Centros de Atenção Psicossocial.
Na cidade de Capão da Canoa, Hospital Santa Luzia, e na cidade de Torres, Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.
/n Curso completo de Técnico de Enfermagem.
Experiência em hemodiálise ambulatorial.
Experiência em punção de fístula.
/n Executar os procedimentos dialíticos conforme rotina estabelecida, por meio da montagem dos dialisadores e linhas arterial e venosa, instalação do paciente em hemodiálise, verificação de sinais vitais, devolução do sangue e desinstalação da máquina, sob a supervisão do Enfermeiro; Executar os procedimentos e os cuidados de enfermagem aos pacientes com necessidades de suporte de terapias de substituição renal nas etapas pré, trans e pós-dialítico, e comunicar a enfermeira e o médico se houver intercorrências, através da aplicação do conjunto de técnicas de enfermagem, apoio em procedimentos invasivos de maior complexidade e realização das tarefas que lhe forem delegadas; Preservar a integralidade do paciente mediante a adoção e cumprimento de processos de qualidade e segurança, ética profissional, protocolos institucionais, procedimentos operacionais técnicos (POT) e vigilância sanitária.
Efetuar os registros de enfermagem, por meio do relato das ações de cuidados e procedimentos de enfermagem, da checagem diária das prescrições da equipe multiprofissional, e da avaliação e arquivamento de documentos; Prestar aos pacientes e familiares informações, quando necessário, sobre os procedimentos e cuidados de enfermagem, por meio de orientações direcionadas, de comunicações com o paciente e família, e de técnicas de educação e capacitação em saúde.
Garantir o cumprimento e cumprir com as diretrizes estabelecidas na NR32 (Norma Regulamentadora Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde).
Prestar atendimento em situações de urgência, sob supervisão do Enfermeiro, junto a equipe multidisciplinar, por meio da adoção de protocolos e procedimentos padrões da instituição.