Somos uma instituição que tem a tradição e inovação como pilares. A Santa Casa da Bahia é uma associação beneficente de assistência social, que se propõe ao exercício da caridade e prestação de serviços nas áreas de saúde, ensino e pesquisa, cultura, assistência social e educação, sem subordinação ao Estado ou à Igreja.
A instituição secular, que **sempre esteve a serviço do bem da população baiana**, tem sua gestão orientada estrategicamente para que colaboradores e voluntários sigam a mesma base filosófica e, com isso, a sociedade possa compreender a personalidade da entidade.
**Negócio**: Cuidar da pessoa e estimular a sua dignidade
**Missão**: Desenvolver ações de solidariedade nas áreas de saúde, educação, cultura e ação social inspiradas nos ideais de misericórdia.
**Visão**: Ser reconhecida como a melhor e mais abrangente instituição filantrópica do Brasil.
**Responsabilidades e atribuições**
- Atender e orientar pacientes, acompanhantes e o público em geral;
- Aplicar procedimentos/medicamentos/exames aos pacientes, bem como a conferência dos mesmos, seguindo orientações prescritas pelos médicos;
- Manter uma comunicação eficiente com o enfermeiro e médico sobre o estado e evolução do paciente;
- Realizar atividades de preparo aos pacientes que serão submetidos a procedimentos;
- Realizar a checagem de aparelhos bem como o preparo de sala/leito e materiais para realização de procedimentos;
- Realizar a limpeza e desinfecção concorrente de ambientes, materiais e aparelhos;
- Manter atualizado o prontuário dos pacientes e registro dos procedimentos de enfermagem das unidades;
- Checar a prescrição do enfermeiro e as anotações de enfermagem, assim como participar das atividades propostas pela chefia de enfermagem;
- Zelar e manter a conservação dos equipamentos e materiais da unidade;
- Receber materiais e fármacos, assim como realizar o controle, conferência, reposição, identificação e notificação dos mesmos;
- Notificar eventos adversos, informações e atividades ocorridas durante seu turno de trabalho;
- Utilizar material com racionalidade, evitando desperdícios e primar pelo bom uso dos equipamentos e demais bens da instituição.
**Requisitos e qualificações**
- Curso técnico em enfermagem concluído;
- COREN ativo;
- Experiência em atendimento em clinicas e ambulatorial.
**Informações adicionais** Unidade**:
- Unidade Álvaro Lemos
**Carga horária**:
- 36 horas semanais
**Regime de trabalho**:
- Presencial
**Benefícios**:
- Salário compatível com o mercado
- Alimentação no local
- Plano Médico Coparticipativo
- Plano Odontológico
- Seguro de Vida
Ficamos felizes pelo seu interesse em participar da nossa equipe de colaboradores, que já soma aproximadamente 5.500 funcionários.
Antes de sabermos mais sobre suas características profissionais, convidamos você a conhecer um pouco da história da Santa Casa da
Bahia, instituição filantrópica que se propõe ao objetivo de ajudar aos mais necessitados.
Foi no ano de 1549, quando Tomé de Sousa ocupava o posto de governador-geral do Brasil, que foi construída uma casa de taipa e palha, no Centro Histórico de Salvador, que por cerca de 200 anos abrigou o Hospital de Caridade, primeiro hospital do Estado da Bahia, sendo o único a prestar assistência aos baianos na época.
Somente em 30 de julho de 1893 foi construído o Hospital Santa Izabel (HSI), no bairro de Nazaré, em Salvador, desativando a antiga
unidade de saúde que funcionava no Pelourinho. O prédio do primeiro hospital passou a ser a sede administrativa da Santa Casa da Bahia e, em 2006, se tornou o Museu da Misericórdia.
A Santa Casa da Bahia é uma associação beneficente de assistência social, que se propõe ao exercício da caridade e prestação de
serviços nas áreas de saúde, ensino, pesquisa, cultura, assistência social e educação, sem subordinação ao Estado ou à Igreja.