Resumo do Cargo: Responsável por orientar e garantir o cumprimento das normas técnicas de segurança no ambiente de trabalho, em parceria com o engenheiro responsável .
O objetivo principal é prevenir ou minimizar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente seguro.
O profissional também terá o papel de promover boas práticas de segurança, saúde e meio ambiente por meio de campanhas, treinamentos e palestras.
Principais Atividades:Analisar e implementar melhorias nos processos para minimizar riscos sem comprometer a produtividade.Assessorar na eliminação ou neutralização de riscos.Mediar conflitos entre áreas e assegurar a correta comunicação das políticas de segurança.Supervisionar o cumprimento das normas de segurança e a utilização adequada de EPI.Apoiar o engenheiro no gerenciamento de riscos de SMS em campo e no local de trabalho.Auxiliar na gestão e monitoramento de incidentes.Gerir equipamentos de proteção individual e coletiva.Garantir a manutenção de uma cultura de segurança por meio de práticas como análise de risco e checklists.Conduzir treinamentos em segurança ocupacional conforme as regulamentações.Apoiar a implementação e o monitoramento da CIPA.Atender demandas relacionadas à segurança do trabalho.
Educação e Experiência Necessárias:Ensino médio técnico em Segurança do Trabalho ou curso de Supervisor de Segurança do Trabalho, reconhecido pelo MEC.Registro válido no Ministério do Trabalho.Experiência de até 3 anos na área será considerada uma vantagem.
Competências:Pró-atividade e bom senso.Organização e capacidade de trabalhar em equipe.Habilidade para gerenciar conflitos e negociar.Conhecimentos intermediários a avançados no Pacote Office.Boa capacidade de comunicação e percepção de riscos.
Requisitos de Viagem:Deslocamento ocasional para auditorias e monitoramento de atividades no campo.