Descubra do que somos feitos!
Ser curioso. Ter vontade
de expandir os próprios limites, aprender continuamente e descobrir novos
mundos para si mesmo. Soa atraente? Para este tipo de espírito pioneiro, nossa ALPLA Academy oferece um ambiente perfeito para o
desenvolvimento de cada colaborador. Como profissional e como pessoa. Com
ofertas para especialistas em diversos campos. Pois um espírito pioneiro
precisa constantemente de novos incentivos.
Valores familiares,
confiança e segurança são muito importantes para nós. Na ALPLA ninguém precisa
se preocupar se vai ou não conseguir conciliar família e trabalho.
Nossos colaboradores
enfrentam os desafios em equipe. Juntos, experimentamos novas soluções e crescemos
além de nós mesmos. Em todos os departamentos da ALPLA, você pode continuar se
desenvolvendo, mostrar iniciativa e viver sua curiosidade — em resumo,
tornar-se parte da Família de Pioneiros.
Como numa família, nós
valorizamos falar abertamente. Assumimos a responsabilidade e
trabalhamos juntos para tornar o futuro sustentável.
Não importa onde: a
ALPLA valoriza as raízes locais. Queremos criar o sentimento de lealdade
familiar típico da ALPLA em todo o mundo.
**Responsabilidades e atribuições**
- Elaborar e participar da elaboração da política do SGI: planejar a política de saúde e segurança do trabalho; identificar a política administrativa da instituição; diagnosticar possíveis desvios da empresa nos requisitos do SGI; analisar técnicamente as condições ambientais de trabalho; verificar atendimento aos requisitos legais; avaliar e comparar os referenciais legais da política a ser implantada; mostrar o impacto econômico de implantação da política; desenvolver sistema de gestão integrado; negociar a aplicabilidade da política.
- Implantar a política de SGI: divulgar a política na instituição ou empresa; administrar dificuldades de implantação; coordenar equipes multidisciplinares; acompanhar a implantação da política; acompanhar as equipes multidisciplinares para avaliação; gerenciar aplicabilidade da política de SGI; estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria; elaborar e acompanhar programas preventivos e corretivos; desenvolver programas, projetos e procedimentos de melhoria Implantar procedimentos técnicos e administrativos; emitir ordem de serviço; acompanhar ordem de serviço; promover ação conjunta com a área de saúde.
- Realizar auditoria, acompanhamento e avaliação nas áreas conforme critérios do SGI.
- Avaliar o ambiente de trabalho; interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados; validar indicadores de eficiência e eficácia; avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais do SGI e outros; adequar a política de SGI às disposições legais; identificar indicadores para replanejamento do sistema; adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas; verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço; verificar implementação de ações preventivas e corretivas; avaliar o desempenho do sistema; estabelecer mecanismos de intervenção.
- Identificar e implementar ferramentas para prevenção de doenças, acidentes, mantendo a integridade, qualidade de vida e ambiente equilibrado: utilizar metodologia para avaliação; realizar inspeção; realizar análise preliminar de risco; elaborar e participar de laudos ambientais; estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável; avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais; participar do sistema de gestão ambiental; registrar procedimentos técnicos; supervisionar procedimentos técnicos; emitir parecer técnico.
- Desenvolver ações educativas no SGI: Identificar as necessidades de campanhas e ações educativas no SGI; elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho e meio ambiente; elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança, meio ambiente e saúde; interagir com equipes multidisciplinar; disponibilizar material e recursos didáticos; formar multiplicadores; implementar intercâmbio entre técnicos de segurança do trabalho; difundir informações; utilizar métodos e técnicas de comunicação; avaliar ações educativas de segurança e saúde; participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho; orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais; participar de ações emergenciais.
- Participar de perícias e fiscalizações: colaborar com a elaboração de laudos periciais; interagir com os setores envolvidos; propor medidas e soluções; acompanhar processos nas diversas esferas judiciárias juntamente com o Recursos Humanos.
- Integrar processos de negociação: orientar as partes interessadas no SGI; utilizar o referencial legal; promover reuniões com as contratadas; exigir o cumprimento das cláusulas contr