Formação: Ensino Técnico Completo
Experiência na função como Técnico de Segurança
**Principais Atividades**:
- Acompanhar os requisitos do sistema de gestão integrado, respondendo e acompanhando as auditorias, mantendo as certificações e promoção dos conceitos de saúde, segurança e meio ambiente.
- Realizar as avaliações de perigos e riscos ocupacionais em todas as áreas de trabalho, avaliando as atividades, processos, equipamentos e ambientes de trabalho, com o intuito de manter as condições mínimas de ergonomia, saúde e segurança.
- Manter atualizados os laudos e relatórios pertinentes à saúde e segurança ocupacional, acompanhando os cronogramas e contratando fornecedores especializados para desenvolver as atividades, com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação vigente.
- Organizar e desenvolver os grupos de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e Brigada de Emergência, acompanhando e orientando a execução das tarefas pertinentes a cada grupo, realizando as reuniões, treinamentos, simulados, comunicação e eventos relacionados aos temas, com a finalidade de promover a cultura de saúde e segurança ocupacional, bem como atender aos requisitos legais.
- Analisar e estabelecer critérios para escolha e utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), identificando as necessidades de cada atividade e consultando normas especificas, minimizando e mitigando os riscos ocupacionais dos colaboradores.
- Elaborar e revisar procedimentos, instruções e documentos do SGI pertinentes à área de saúde e segurança ocupacional, identificando as necessidades a partir das análises de riscos e novos processos, visando a padronização e melhoria contínua das atividades da área, além do correto entendimento e mitigação dos perigosos e riscos relacionados às atividades operacionais.
- Providenciar inspeções de saúde, segurança e meio ambiente, durante visitas às áreas produtivas e com o auxílio de checklists específicos e outras ferramentas, acompanhando e promovendo a cultura da empresa.
- Realizar as inspeções mensais e trimestrais do sistema de combate ao incêndio, verificando extintores, hidrantes, alarmes e bomba de incêndio, verificando in loco as instalações da fábrica através de checklists apropriado, garantindo a integridade do sistema e o pleno atendimento da legislação vigente.
- Elaborar e promover treinamentos relacionados à saúde e segurança ocupacional para colaboradores, no que refere a atividades rotineiras, atividades de risco e mudança de função, assegurando o cumprimento dos procedimentos internos, legislação e promoção de saúde e segurança ocupacional.
- Acompanhar o desenvolvimento de novas máquinas, equipamentos e processos, participando das etapas de estudos e implementação, atuando sob orientação, avaliando os perigos e mitigando riscos futuros, além de validar os aspectos de saúde e segurança conforme requisitos pertinentes.
- Desempenhar atividades referente a auxílio doença dos colaboradores incapacitados ao trabalho junto ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), a fim de cumprir com os prazos de afastamento e concessão de benefícios para aqueles que possuem o direito.
- Atender aos requisitos e demandas do E-Social pertinentes à saúde e segurança ocupacional, coletando dados e alimentando o sistema de gerenciamento de recursos humanos, controlando os exames médicos, fornecedores de EPIs, entre outras informações pertinentes, para fins legais e administrativos.
- Atuar na organização da SIPATMA (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente), realizando atividades referente ao evento, comunicação interna, brindes, palestras, fornecedores e prestadores de serviço, entre outras pertinentes.
**Job Type**: Contract