CONTEXTO E DESCRIÇÃO DO PROJETO: A AVSI Brasil (www.avsibrasil.org.br) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade.
É uma organização local vinculada ao contexto internacional, por meio da parceria com a Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua no Brasil desde os anos 80 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.
Sua missão é tornar as pessoas, em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária, protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e comunidade, por meio de projetos sociais em diferentes áreas.
Nos últimos anos, a Venezuela tem vivido uma forte crise, ocasionando vulnerabilidade social e um contexto de emergência humanitária que se concretiza em uma intensa migração em território brasileiro.
A AVSI Brasil (www.avsibrasil.com.br) trabalha em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados ACNUR (https://www.acnur.org/portugues/), para apoiar na acolhida da população venezuelana no Brasil.
Cumprindo sua missão de tornar as pessoas em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária protagonistas do próprio desenvolvimento, a AVSI integra a resposta federal à emergência humanitária venezuelana, a Operação Acolhida.
Atualmente, em sua parceria com ACNUR, a AVSI Brasil, atua em 1 (Um) centro de acolhida (abrigo) para refugiados e migrantes venezuelanos, em 2 (duas) estruturas de recepção e serviços, além de outras iniciativas nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DO CARGO: O(a) Técnico(a) de Suporte é responsável por atender e solucionar demandas técnicas relacionadas à infraestrutura tecnológica, garantindo o funcionamento eficiente de equipamentos, redes e sistemas.
Atua no suporte técnico aos usuários em Boa Vista, assegurando a continuidade das operações, a segurança da informação e a manutenção preventiva e corretiva de dispositivos, em colaboração com a equipe de TI da matriz da AVSI Brasil.
PRINCIPAIS ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES DO CARGO: Realizar atendimento técnico aos usuários, diagnosticando e solucionando problemas relacionados a hardware, software, redes e periféricos; Instalar, configurar e manter equipamentos de informática, como computadores, impressoras e scanners; Oferecer suporte aos usuários quanto ao uso de softwares diversos, incluindo sistemas operacionais e aplicativos de produtividade; Realizar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos de TI, garantindo seu funcionamento adequado; Diagnosticar e solucionar problemas de rede local (LAN) e dispositivos de comunicação; Zelar pela segurança das informações e do ambiente de trabalho dos usuários; Executar rotinas de backup e recuperação de dados, conforme instruções superiores; Apoiar na configuração e manutenção de redes cabeadas e Wi-Fi, incluindo a instalação física de equipamentos de rede; Documentar atendimentos, soluções e configurações em sistemas de controle ou relatórios técnicos; Contribuir para a organização e manutenção do inventário de equipamentos e softwares da organização.