Realizar atividades do sistema de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, fiscalizando o cumprimento das normas estabelecidas e exigências legais, atuando na garantia da preservação da integridade física, conforto e bem-estar dos funcionários, mediante implementação, acompanhamento e avaliação de programas e sistemas de segurança do trabalho.
**Responsabilidades e atribuições**:
- Conferir os relatórios de acidentes de trabalho com funcionários de terceiros, matriz e filiais, verificando e completando as informações, para fins da realização de planos de ação para evitar novas ocorrências e para controle dos indicadores;
- Inspecionar requisitos de SASSMAQ, efetuando viagens as unidades a fim de fiscalizar os pátios. emitir formulários e auditor processos, para fins de cumprimento das exigências da Certificação para transportes de produtos químicos;
- Coordenar e acompanhar o processo eleitoral da (CIPA), treinando os membros, participando das atividades promovidas pela comissão, atuando na coordenação dos trabalhos, prestando assessoria em geral, esclarecendo dúvidas e aplicando regras para as resoluções técnicas de segurança do trabalho;
- Emitir, junto ao site da Previdência o formulário CAT, quando da ocorrência de acidentes do trabalho, para fins de cumprimento da legislação e procedimentos da empresa;
- Prestar suporte a gestão de EPI´s junto a área de Suprimentos e demais áreas usuárias;
- Participar da organização anual da SISSQMA, apoiando a comissão com a estrutura necessária a realização do evento;
- Elaborar, junto aos gestores, ações para mitigar os riscos de acidentes;
- Apoiar a área de Saúde da empresa, prestando socorro em caso de acidentes; conduzindo colaboradores ao hospital; orientando os gestores das filiais envolvidas, entre outros;
- Apoiar as ações do Comitê de segurança, através dos indicadores de acidente da empresa;
- Manter controle sobre a renovação dos PPRA´s, selecionando fornecedores capacitados e devidamente habilitados;
- Alimentar periodicamente os indicadores de acidente de trabalho, com mas informações necessárias à geração das estatísticas;
- Efetuar adequações das exigências do e-social, através de reuniões periódicas para o levantamento das necessidades e revisão dos processos;
- Realizar tarefas administrativas de apoio aos fluxos da área, emitindo relações, planilhas, levantamento de dados no sistema, entre outros;
- Inspecionar os requisitos de segurança do sistema SASSMAQ (Lavras, Betim, Camaçari e Diadema);
- Acompanhar periodicamente o cumprimento dos planos de ação definidos no RAT;
- Emitir relatório específico sobre o acidente, quando solicitado por clientes ou agentes fiscalizadores;
- Realizar visitas às unidades para verificação do sistema de Segurança;
- Levantar mensalmente a informação de km rodado dos veículos por unidade / gestão;
- Prestar suporte a área de Saúde Ocupacional;
- Providenciar socorros médicos quando necessário;
- Cadastrar no sistema RM Vitae todos os dados dos PPRA's da empresa;
- Inspecionar mensalmente os equipamentos de combate a emergência (extintores, hidrantes e luminárias);
- Realizar trimestralmente simulados de emergência nos pátios da Matriz (Pátio I, II e III);
- Realizar anualmente o treinamento para a Brigada de Incêndio;
- Definir rotas de fuga e disponibilizar mapas nas áreas da matriz;
- Realizar os treinamentos mandatórios de responsabilidade do departamento;
- Realizar treinamentos de integração conforme solicitado pelo DGP;
- Acompanhar perícias trabalhista em Lavras;
- Atender e realizar outras atividades profissionais correlatas e inerentes ao cargo, conforme orientação e solicitação do Superior imediato;
**Requisitos e qualificações**
- Ensino Superior em Engenharia de Segurança do Trabalho, ou áreas correlatas;
- Experiência na função;
- Pacote Office Intermediário;
- Conhecimentos Intermediários em Normas Técnicas e Regulamentadoras;
- Conhecimentos Intermediários Primeiros Socorros.
**Informações adicionais**
- Ticket Alimentação;
- Plano de Saúde;
- Seguro de Vida;
- GYMPASS;
- SEST/SENAT
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