Descrição:
Formação em Técnico em Segurança no Trabalho.
Avaliação de Periculosidade e Insalubridade.
Normas Regulamentadoras.
Normas de Previdência Social.
Pacote Office.
Sistema integrado.
Responsabilidades:
Informar ao responsável pela área, através de parecer técnico (Relatórios de Segurança), sobre os riscos exigentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização existentes.
Informar aos trabalhadores sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de eliminação e neutralização, por meio de treinamentos.
Acompanhar o colaborador à emergência em caso de acidente ou mal estar, utilizando veículo da Companhia, para garantir que o mesmo receba suporte médico adequado.
Investigar causas de acidentes, visitando o local da ocorrência, analisando as condições, entrevistando o acidentado e as testemunhas, visando esclarecer a causa do acidente e propor as medidas necessárias para evitar novos acidentes.
Analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador (Análises de Riscos), propondo sua eliminação ou seu controle.
Executar programas de prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho nos ambientes de trabalho, com a participação dos colaboradores, acompanhando e avaliando seus resultados, bem como sugerindo constante atualização dos mesmos estabelecendo procedimentos a serem seguidos.
Promover debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos e utilizar outros recursos de ordem didática e pedagógica, com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, assuntos técnicos, visando evitar acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho.
Executar as normas de segurança referentes a projetos de construção, aplicação, reforma, arranjos físicos e de fluxos, com vistas à observância das medidas de segurança e higiene do trabalho, inclusive por terceiros.
Encaminhar aos setores e áreas competentes normas, regulamentos, documentação, dados estatísticos, resultados de análises e avaliações, materiais de apoio técnico, educacional e outros de divulgação para conhecimento do trabalhador.
Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, EPI, e outros materiais considerados indispensáveis, de acordo com a legislação vigente, dentro das qualidades e especificações técnicas recomendadas, avaliando seu desempenho.
Controlar o estoque de equipamentos de proteção individual através de planilhas e registro de entradas e saídas, a fim de garantir a utilização de equipamentos exigidos pela legislação vigente.
Levantar e estudar os dados estatísticos de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, calcular a frequência e a gravidade destes para ajustes das ações prevencionistas, normas, regulamentos e outros dispositivos de ordem técnica, que permitam a proteção coletiva e individual.
Informar os trabalhadores e o empregador sobre as atividades insalubres, perigosas e penosas existentes na Facens, seus riscos específicos e as medidas e alternativas de eliminação ou neutralização dos mesmos.
Avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico que subsidie o planejamento e a organização do trabalho de forma segura para o trabalhador.
Cumprir com as determinações contidas nos procedimentos, nas Normas, nos Regulamentos e nas Políticas, através do conhecimento e cumprimento das mesmas, garantindo assim a conformidade nos processos e o atendimento à legislação vigente.
Executar outras atividades da mesma natureza e mesma complexidade do cargo.
#J-18808-Ljbffr