Job descriptionFiscalizar as atividades ligadas à segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes de trabalho, observando o cumprimento de toda a legislação pertinente.Main responsibilitiesInformar ao responsável pela área, através de parecer técnico (Relatórios de Segurança), sobre os riscos exigentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização existentes;Informar aos trabalhadores sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de eliminação e neutralização, por meio de treinamentos;Acompanhar o colaborador à emergência em caso de acidente ou mal estar, utilizando veículo da Companhia, para garantir que o mesmo receba suporte médico adequado;Investigar causas de acidentes, visitando o local da ocorrência, analisando as condições, entrevistando o acidentado e as testemunhas, visando esclarecer a causa do acidente e propor as medidas necessárias para evitar novos acidentes;Analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador (Análises de Riscos), propondo sua eliminação ou seu controle;Executar programas de prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho nos ambientes de trabalho, com a participação dos colaboradores, acompanhando e avaliando seus resultados, bem como sugerindo constante atualização dos mesmos estabelecendo procedimentos a serem seguidos;Promover debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos e utilizar outros recursos de ordem didática e pedagógica, com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, assuntos técnicos, visando evitar acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho;Executar as normas de segurança referentes a projetos de construção, aplicação, reforma, arranjos físicos e de fluxos, com vistas à observância das medidas de segurança e higiene do trabalho, inclusive por terceiros;Encaminhar aos setores e áreas competentes normas, regulamentos, documentação, dados estatísticos, resultados de análises e avaliações, materiais de apoio técnico, educacional e outros de divulgação para conhecimento do trabalhador;Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, EPI, e outros materiais considerados indispensáveis, de acordo com a legislação vigente, dentro das qualidades e especificações técnicas recomendadas, avaliando seu desempenho;Controlar o estoque de equipamentos de proteção individual através de planilhas e registro de entradas e saídas, a fim de garantir a utilização de equipamentos exigidos pela legislação vigente;Levantar e estudar os dados estatísticos de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, calcular a frequência e a gravidade destes para ajustes das ações prevencionistas, normas, regulamentos e outros dispositivos de ordem técnica, que permitam a proteção coletiva e individual;Informar os trabalhadores e o empregador sobre as atividades insalubres, perigosas e penosas existentes na Facens, seus riscos específicos e as medidas e alternativas de eliminação ou neutralização dos mesmos;Avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico que subsidie o planejamento e a organização do trabalho de forma segura para o trabalhador;Cumprir com as determinações contidas nos procedimentos, nas Normas, nos Regulamentos e nas Políticas, através do conhecimento e cumprimento das mesmas, garantindo assim a conformidade nos processos e o atendimento à legislação vigente;Executar outras atividades da mesma natureza e mesma complexidade do cargo.Requirements and skillsFormação em Técnico em Segurança no TrabalhoAvaliação de Periculosidade e Insalubridade Normas Regulamentadoras Normas de Previdência Social Pacote Office Sistema integrado
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