Responsável por executar os programas de prevenção de acidentes de trabalho e meio ambiente, visando a integridade física dos colaboradores, bem como assegurar o cumprimento das normas de segurança e meio ambiente de acordo com os regulamentos da empresa e a legislação vigente.**#O que nós buscamos**Profissional que faz acontecer, que entende o impacto que gera nas pessoas e apaixonado em fazer parte de evolução constante. Queremos conhecer a sua história e entender se seu perfil combina com o nosso!**Responsabilidades e atribuições**- Acompanhar a execução de eventuais atividades de risco desenvolvidas pelos departamentos de Engenharia e Manutenção, por meio da definição, orientação e aplicação das medidas de segurança;- Acompanhar inspeções periódicas, verificando in loco possíveis pontos de melhoria, com base na norma regulamentadora, validando os relatórios e documentos oficiais;- Apoiar as atividades da CIPA, através da organização e realização das eleições, participando das reuniões com orientações técnicas, registrando as atas, encaminhando sugestões aos responsáveis e acompanhando sua análise e plano de ação das não conformidades apresentadas na reunião;- Controlar as ocorrências de acidentes, através de relatórios e planilhas estatísticas com informações relacionadas à frequência e gravidade;- Controlar e entregar os EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual), através de fichas de controle e orientações aos colaboradores quanto à utilização;- Elaborar documentos e realizar todo o procedimento para licenciamento ambiental e cadastramento técnico perante os órgãos competentes - IBAMA e CETESB, quando houver modificações em equipamentos, por meio de formulários e relatórios;- Participar da elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), através das avaliações ambientais dos riscos existentes nos locais de trabalho, com base em normas regulamentadoras nacionais e em sua ausência em normas internacionais;- Inspecionar in loco o equipamento Flotador, verificando o funcionamento adequado, a entrada do efluente, retirada da gordura e sólidos em suspensão e fluxo contínuo para a rede de esgoto, tomando as providências necessárias a fim de eliminar as situações em não conformidade;- Inspecionar os equipamentos de combate a incêndio, verificando sua localização, adequação do tipo, capacidade, validade das cargas, testes hidrostáticos, inserindo as informações em planilhas eletrônicas;- Inspecionar os locais que estão acondicionados os resíduos industriais sólidos - ATRI (Área de Tratamento dos Resíduos Industriais), por meio de acompanhamento in loco, verificando a organização e limpeza, conforme procedimento estabelecido e tomando as providências necessárias a fim de eliminar as situações em não conformidade;- Investigar acidentes e incidentes ocorridos, através do levantamento de informações relacionadas às condições da ocorrência e suas causas, propondo as providências cabíveis;- Ministrar treinamentos de capacitação e reciclagem aos colaboradores da empresa, com temas relacionados aos riscos existentes no ambiente de trabalho bem como as medidas necessárias para evitar acidentes, através de aulas expositivas e práticas;- Monitorar o programa Interno de Autofiscalização da Frota quanto a emissão de fumaça preta, baseado em normas da CETESB, verificando semanalmente as medições da emissão de fumaça dos veículos de combustão à diesel que circulam pela Marilan e tomando as providencias necessárias junto as demais áreas da empresa em casos de não conformidade;- Orientar equipe interna e/ou externa (empresas especializadas) quanto ao gerenciamento dos resíduos industriais: classificação, tratamento, descaracterização, acondicionamento, transporte e destinação final, considerando os diferentes tipos de resíduos;- Participar da elaboração, manutenção e implantação dos Regulamentos Internos de Segurança, através de reuniões, pesquisas, com base na legislação vigente;- Promover ações de medidas sobre não conformidade de descartes de efluentes líquidos, sólidos e gasosos, por meio da análise das mudanças em máquinas, processos, fórmulas, entre outros e procedimentos definidos;- Realizar auditoria de segurança do trabalho nos departamentos da empresa, através de um check list e relatórios fotográficos, verificando as condições do ambiente, equipamentos, instalações, armazenamento, movimentação de materiais e comportamento dos colaboradores, identificando os fatores que possam comprometer a segurança e suas causas, propondo as ações necessárias para regularização das não conformidades;- Cumprir os procedimentos de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, bem como de Boas Práticas de Fabricação, através das normas estabelecidas;- Reportar problemas relacionados ao Sistema de Gestão da Segurança