Participar da elaboração e implementação da Política de Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Realizar diagnóstico da situação de SST. Identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolver ações educativas na área de SST. Investigar, analisar acidentes de trabalho e recomendar medidas de prevenção e controle.
**Responsabilidades e atribuições**
- Dar suporte geral às atividades da área, atuar com autonomia e cumprir instruções e prazos definidos para suas atividades.
- Participar da elaboração e implementação da política de SST, a fim de garantir um ambiente seguro e saudável para o trabalhador.
- Emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT.
- Realizar inspeções de segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes e doenças de trabalho, observando o cumprimento de toda a legislação pertinente.
- Investigar ocorrências de acidentes, como foco na identificação de suas causas e proposição das providências cabíveis.
- Identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente.
- Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho.
- Participar dos treinamentos de combate a incêndio, rota de fuga, catástrofe, entre outros.
- Organizar e supervisionar atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, de forma a atender a legislação vigente.
- Auxiliar na elaboração da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT.
- Realizar entrega de Equipamentos de Proteção Individual - EPI's e uniformes, realizar o registro e guarda dos documentos legais de comprovação da entrega, bem como fiscalizar o uso adequado, visando a aplicabilidade das legislações vigentes e os padrões a empresa.
- Realizar controle e registros dos acidentes de trabalho, elaborar relatórios com os dados apurados a fim de identificar medidas preventivas e corretivas.
- Realizar análise de documentações de terceiros e monitorar as atividades deles na empresa, a fim de garantir a segurança de todos, minimizando situações de risco e evitando acidentes de trabalho.
- Realizar Diálogo Diário de Segurança - DDS.
Elaborar Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP, de acordo com o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT.
**Requisitos e qualificações**
- Escolaridade: Ensino Médio e Curso Técnico de Segurança no Trabalho.
- Experiência na função.
- Conhecimentos: Normas Regulamentadoras - NRs, elaboração de documentos próprios do setor, como PPRA, PGR/GRO, LTCAT, PPP, bem como envio de informações ao eSocial.
**Desejável**:
- Experiência em processo de certificação. Ex: ONA, ISO, RN 277, RN 452.
- Experiência de 6 meses em ambiente hospitalar.
A Unimed é a maior realidade cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 368 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 19 milhões de clientes e 73 mil empresas em todo País.
Clientes Unimed contam com mais de 110 mil médicos, 3.244 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
- Somos 344 Cooperativas
- 116 mil médicos cooperados
- 17 milhões de beneficiários
- 2.445 hospitais credenciados
- 119 hospitais próprios
Além de Pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias, hospitais credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.