Missão do cargo Criar experiências intuitivas, funcionais e visualmente impactantes que elevem o valor dos nossos produtos e melhorem a experiência dos usuários. Esperamos que o profissional tenha um forte entendimento dos princípios de design centrado no usuário e uma abordagem colaborativa para resolver problemas complexos. Principais responsabilidades Coletar informações sobre os objetivos de negócio, definir público alvo, concorrentes (análise competitiva), organizar funcionalidades e processos. Coletar informações sobre usuários através de pesquisa, testes e dados, validando hipóteses e descobrindo necessidades. Explorar soluções para problemas complexos, levando em consideração requisitos internos, externos e utilizando sitemaps, fluxo do usuário, storyboards, cenários, casos de uso e sketches. Prototipar interfaces em baixa fidelidade, aplicando princípios de arquitetura de informação e heurísticas de usabilidade. Prototipar interfaces em alta fidelidade, aplicando os padrões de dispositivo/sistema operacional. Validar a solução proposta através de testes de usabilidade, testes A/B, métricas e pesquisas. Documentar o projeto e colaborar com a equipe de gestão de produtos e desenvolvimento para definir a melhor estratégia de implementação das soluções. Garantir que as diretrizes dos stakeholders de produto e da empresa sejam atendidos. Mais do que saber realizar todos os processos acima, é essencial entender o processo de UX, ter vontade de aprender e colaborar com a equipe; Principais atividades Mapeamento e definição de jornadas do usuário Criar e refinar fluxos de usuário que otimizem a experiência e atendam às necessidades de diferentes perfis de usuário. Realizar pesquisas para entender melhor o comportamento e as dores do usuário, transformando insights em soluções de design. Desenvolvimento de protótipos e wireframes Criar wireframes de baixa e alta fidelidade, mockups e protótipos interativos para testar funcionalidades e obter feedback rápido. Colaborar com engenheiros e Product Managers para garantir que os protótipos estejam alinhados com as especificações técnicas e os objetivos de negócio. Condução de testes de usabilidade Planejar e realizar testes de usabilidade, interpretando feedbacks e dados para melhorar a experiência do usuário e corrigir possíveis falhas ou pontos de fricção. Documentar resultados e compartilhar com o time, recomendando melhorias específicas com base nos testes realizados. Criação e manutenção de Design System Desenvolver e atualizar a biblioteca de componentes e guias de estilo, garantindo consistência em todas as interfaces e melhorando a eficiência de design e desenvolvimento. Padronizar elementos visuais e comportamentais que possam ser replicados em várias partes do produto. Colaboração interdepartamental Trabalhar próximo aos times de Produto, Engenharia, Marketing e Suporte para alinhar objetivos de design com as necessidades do negócio e dos usuários. Participar de reuniões de sprint e planejamentos de produto, garantindo que as entregas de design estejam em sintonia com o roadmap e os prazos do projeto. Análise de métricas e indicadores de experiência do usuário Utilizar ferramentas de análise para monitorar o desempenho das interfaces e coletar dados sobre o comportamento dos usuários. Identificar oportunidades de otimização e sugerir iterações baseadas em dados para melhorar a experiência e a retenção de usuários. Documentação e apresentação de soluções de design Documentar processos, decisões e padrões de design, facilitando o entendimento e a aplicação para todos os envolvidos. Apresentar conceitos e decisões de design para stakeholders, explicando a lógica por trás das escolhas e os benefícios esperados para o usuário e o negócio. Competências técnicas (hard skills) Design de Interfaces (UI) User Experience (UX) e Arquitetura da Informação Prototipagem e Interatividade Princípios de Design Responsivo e Mobile-First Familiaridade com metodologias de discovery, estratégia, mapeamento e delivery. Competências comportamentais (soft skills) Visão analítica e orientada a resultados. Capacidade de colaborar e se comunicar de forma clara com times multidisciplinares. Curiosidade e disposição para aprender continuamente e se adaptar rapidamente a novos contextos e desafios.