Descrição do Trabalho:
Conhecer os processos produtivos e ambientais de trabalho da instituição, através de visitas, identificando os riscos existentes no ambiente de trabalho (físicos, químicos, biológicos ou outros), atuando junto à empresa para eliminar ou atenuar a nocividade dos processos de produção e organização do trabalho;
Realizar exames médicos admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função, com emissão do atestado de saúde ocupacional;
Prestar assistência aos colaboradores, com encaminhamento aos especialistas quando necessário;
Elaborar o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o relatório anual do PCMSO;
Verificar e validar os atestados médicos, com levantamento de dados do índice de absenteísmo, que subsidiarão a elaboração de programas e palestras de saúde/educação;
Realizar o acompanhamento dos acidentes de trabalho e doenças com encaminhamento ao INSS;
Estabelecer nexo de casualidade dos transtornos de saúde com o trabalho, através do conhecimento do ambiente, do posto e da organização do trabalho, de dados epidemiológicos, do exame clínico e complementar quando necessário;
Realizar procedimentos de readaptação funcional, instruindo a administração da instituição para mudança de atividade do colaborador;
Participar juntamente com outros profissionais, da elaboração e execução de programas de proteção à saúde do trabalhador, analisando em conjunto os riscos, as condições de trabalho, os fatores de insalubridade, de fadiga e outros;
Elaborar relatórios e laudos técnicos em sua área de especialidade;
Participar de programa de treinamento, quando convocado;
Responsável pela gestão e controle das diretrizes da saúde ocupacional da empresa bem como das rotinas do setor.
Requisitos:
Curso Superior em Medicina;
Registro no Conselho Regional de Medicina ativo;
Curso de especialização em Medicina do Trabalho reconhecido pelo MEC.
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