Descrição do Cargo
Responsabilidades:
Promover o bem-estar e a segurança dos colaboradores, sugerindo e implementando melhorias nos ambientes de trabalho, avaliando a melhor relação custo x benefício.
Monitorar as condições ambientais e de saúde nos postos de trabalho, conforme o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA e Programa de Controle de Medicina e Saúde Ocupacional - PCMSO, preparando e consolidando informações para subsidiar as tomadas de decisão sobre Segurança do Trabalho.
Preparar e consolidar informações e relatórios, conforme demandas legais, de clientes e de processos internos, a fim de atender as exigências internas e externas.
Elaborar as Instruções de Saúde e Segurança, observando as NR's aplicáveis às operações, monitorando a aplicabilidade e a correta utilização dos equipamentos de segurança, gerando ações de melhoria/preventivas e/ou corretivas.
Elaborar as Instruções de Segurança, Saúde e Meio-Ambiente, aplicando as NR's definidas pela empresa ao processo produtivo e/ou atividades administrativas, identificando perigos e riscos para definir as medidas preventivas e/ou corretivas.
Planejar e executar campanhas e ações educativas, disseminando a cultura prevencionista de acidentes de trabalho entre os colaboradores da empresa, garantindo o alinhamento às políticas de saúde, segurança ocupacional e patrimonial e de restrição ao uso de álcool e drogas.
Registrar e analisar em documentos específicos todos os incidentes e acidentes ocorridos na empresa, conforme legislação vigente e padrões internos, identificando a causa-raiz e propondo ações corretivas, visando minimizar ou eliminar os riscos.
Fornecer suporte e orientação técnica para as demais áreas da empresa, CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e CIAV - Comissão Interna de Acidente Veicular, em assuntos relacionados a Saúde e Segurança no Trabalho.
Capacitar as lideranças, equipes, CIPA e/ou CIAV nas Instruções de Saúde e Segurança, aplicáveis ao seu processo de trabalho, bem como em relação ao uso e conservação de equipamentos de proteção individual e coletiva.
Providenciar as capacitações para as equipes de emergências da empresa (CIPA e Brigada de Incêndio), bem como executar o Programa de Prevenção Contra Incêndios - PPCI, realizando inspeções nos postos de combate a incêndios e propondo ações corretivas e/ou preventivas.
Manter a empresa atualizada em relação à legislação das áreas de Saúde e Segurança.
Formação: Formação Técnica Completa em Segurança do Trabalho.
Desejável: Conhecimentos dos Critérios de SASSMAQ - Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio-Ambiente e Qualidade.
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