O Vendedor é o profissional responsável por executar atividades relacionadas à venda de produtos ou serviços.
UmVendedor é responsável pelas vendas, pela negociação do preço do produto ou serviço vendido, negociação do prazo, das condições de pagamento e dos descontos da venda.
Está sob as responsabilidades de um Vendedor demonstrar os produtos, avaliar o perfil dos clientes e fechar contratos de vendas, orientar, informar, entender o produto ou serviço, analisar os dados do público-alvo, para elaborar assim uma estratégia de venda, organizar uma agenda de principais clientes, organizar pedidos negociar prazos e condições de pagamentos, além de possíveis descontos ou pacotes promocionais que podem ser oferecidos.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Vendedor é essencial que tenha capacidade de se comunicar com as pessoas, ter paciência, responsabilidade, honestidade, simpatia flexibilidade, agilidade, raciocínio rápido, capacidade de comunicação e visão de projeto.
Para ser um vendedor interno bem-sucedido, o profissional precisa dominar algumas habilidades específicas, que diferem daquelas do profissional que vai a campo:
- Domínio da tecnologia: a venda interna requer o uso de diferentes aplicativos e softwares, como CRM, WhatsApp, telefone VoIP, plataforma de videoconferência.
O vendedor interno precisa ter familiaridade com essas ferramentas para marcar reuniões e comunicar-se com os contatos por meio delas de maneira ágil.
Afinal, ele pode ter diversas negociações em andamento simultaneamente.
- Conhecimento da solução oferecida: o vendedor interno deve conhecer com profundidade a persona da empresa e as soluções oferecidas para tirar todas as dúvidas que surgirem.
Também deve ter informações em mãos sobre os contatos, para fazer uma abordagem mais personalizada, que conquiste o prospect mesmo a distância.
- Empatia: a empatia é fundamental para entender as dores dos clientes e indicar a solução mais adequada.
Isso ajuda também a fortalecer a relação com o cliente em potencial, o que é essencial para que o negócio seja fechado, principalmente quando se trata de uma venda complexa, que leva mais tempo para ser concluída.