A Expertise France está recrutando um/a Responsavel adminsitrativo e financeiro baseado no Brasil para um trabalho de 4 anos como parte do projeto "Amabio".
Trabalhando em estreita colaboração com o gerente de projeto e equipes financeiros baseados na sede de Expertise France (EF) em Paris.
Responsavel adminsitrativo e financeiro será responsável : - pela consolidação de um serviço administrativo e financeiro eficiente para projetos, de acordo com as melhores práticas, ferramentas e procedimentos da Expertise France, - pela aplicação e monitoramento dos procedimentos de gerenciamento administrativo e financeiro em nível nacional, bem como pela implantação eficaz de ferramentas - pelo gerenciamento de caixa (transferências de dinheiro, pagamentos a doadores etc.)
no escritório.
- gestão administrativa do escritório (procedimentos, arquivamento, faturas, obrigações administrativas nacionais, etc.).
Ele/ela deve dominar todas as regras financeiras e práticas recomendadas, desde o gerenciamento de caixa até os relatórios financeiros.
Baseado em Belem (Brasil) e subordinado ao Gerente de Projeto da Expertise France em Belém o Gerente de Projeto será responsável pela gestao administrativa e financeira das atividades confiadas à Expertise France.
Para garantir a implementação bem-sucedida do projeto "Amabio", ele/ela será responsável pelas seguintes tarefas em particular: 1.
Gestao financeira e orçamentaria Preparar e atualizar o monitoramento financeiro mensal (alocação de despesas, consumo, previsões, etc.
), de acordo com os formatos estabelecidos na Expertise France; Assegurar a gestão autónoma das contas bancárias do projecto e da caixa registadora do projecto (desenvolver mandatos de pagamento, preparar e manter o diário de contas, etc.
); Preparar pagamentos: efetuar Ordens de Pagamento (BAP) Expertise France, inserir despesas no monitoramento financeiro, acompanhar pagamentos e arquivar documentos; Garantir a preparação de relatórios de relatórios internos (fechamento trimestral e anual, previsões orçamentais, etc.)
e requisitos de relatórios externos (relatórios financeiros periódicos, etc.
); Auxiliar nos exercícios mensais e anuais de orçamento do projeto (orçamento inicial, orçamento revisado e previsões de desembarque); Propor e implementar os controles necessários para garantir a confiabilidade dos dados financeiros; Organizar e auxiliar missões de auditoria de projetos.
Auxiliar o gerente de projetos na preparação de orçamentos para novos projetos ou emendas orçamentárias e para análises internas de custo-benefício; Garantir o monitoramento financeiro e contábil dos subsídios; Assegurar o arquivo e a manutenção adequada dos documentos administrativos e financeiros; 2.
Gestao contabil Garantir que os procedimentos de pagamento e as boas práticas contábeis sejam implementados; Verificar os registros bancários e de caixa; Preparar e enviar o arquivo contábil mensal para o departamento de tesouraria na matriz da Expertise France; Verificar os documentos contábeis antes de enviá-los à matriz; Verificar a consistência dos dados contábeis (descrição, códigos contábeis, códigos analíticos, taxas de câmbio, etc.
): arquivos Excel; Supervisionar a verificação de documentos contábeis; Garantir a conformidade com a política de arquivamento de documentos contábeis; Preparar documentos de fechamento mensal, trimestral e anual; Realizar os fechamentos contábeis semestrais com a equipe administrativa e sob a supervisão do Coordenador Administrativo e Financeiro (despesas incorridas e alocações analíticas e contábeis, doações em espécie, imobilização de equipamentos, etc.).
3.
Aquisição e contratação de bens, serviços e especialistas Desenvolver e apoiar a implementação da parte administrativa dos processos do concurso (a parte técnica será desenvolvida pelo gestor do projeto e pelos peritos do projeto), bem como os cronogramas de adjudicação e execução do contrato; Assegurar o acompanhamento das publicações de mercado de acordo com o procedimento validado; Participar no processo de seleção de prestadores de serviços e adjudicação de contratos; Estabelecer contratos entre o projecto e os prestadores de serviços ou especialistas seleccionados; Acompanhar a execução contratual dos contratos concluídos; Produzir mensalmente a situação do mercado e contribuir para os aspectos de aquisição do relatório de monitoramento financeiro do projeto.
4.
Gestão adminsitrativa do projeto Garantir a conformidade dos procedimentos e operações do projecto com o sistema EF em Brasil e com o quadro de execução do projecto (tais como registo administrativo do projecto, gestão de isenções e pagamento de impostos, regras de recursos humanos) Monitorar mudanças nas leis e políticas contábeis e financeiras nacionais; Propor e participar do desenvolvimento ou aprimoramento de procedimentos administrativos; Coordonar as declaraçoes e pagamento de taxas com a adminsitraçao involvida; Organizar os recursos da equipe: gestão de estoque e aquisição de equipamentos, software e material de escritório do projeto, etc Monitorar os contratos do escritório (aluguel, acordos-quadro, etc.)
Supervisionar o arquivamento físico e digital; O projeto Amabio, financiado pela Agence Française de Développement (AFD), visa apoiar o desenvolvimento da bioeconomia e de práticas inovadoras de financiamento sustentável nos países da bacia amazônica, inicialmente no Brasil, mas também na Colômbia, Bolívia, Equador e Peru em uma segunda fase.
Ao apoiar linhas de crédito concedidas pela AFD a bancos públicos no Brasil e em outros países da região, o projeto alavancará esse financiamento por meio de um programa de cooperação técnica que visa promover alternativas econômicas sustentáveis para os habitantes da Amazônia.
Esse programa tem três componentes: Componente 1: Criação de um centro de inovação, investimento e compartilhamento de tecnologia para a bioeconomia amazônica.
Componente 2: Apoio a bancos públicos parceiros para financiar a bioeconomia e a preservação do patrimônio natural na Amazônia.
Componente 3: Desenvolvimento de iniciativas inovadoras para combater o desmatamento e restaurar o patrimônio natural em biomas vulneráveis.
Experiência Profissional : Pelo menos 7 anos de experiência em gestão administrativa e financeira de projetos de cooperação o projetos de assistência técnica internacional; Experiência comprovada (pelo menos 2 anos) em posição semelhante en Brasil; Domínio dos fundamentos da gestão de projetos internacionais e das componentes administrativa, financeira e jurídica em particular (ciclo do projeto, regras financeiras e jurídicas); Ter experiência em projetos financiados por vários doadores, com um conhecimento muito bom dos contratos e mecanismos de relatório desses doadores é una vantagem; Experiência em contratos e compras no Brasil seria um diferencial; Experiência prática em auditoria externa internacional; Experiência de trabalho em equipe e com especialistas internacionais O domínio da língua francesa ou inglesa é uma mais valia.
Qualificações e Habilidades: Diploma superior em gestão, comércio, administração, finanças, economia, cooperação internacional ou em qualquer outra área relevante para o projeto; Domínio do Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint, etc.
); Excelente senso de organização e de rigor; Autonomia, flexibilidade e reatividade; Excelentes qualidades/capacidades de comunicação; Trabalho em equipe e habilidades interpessoais; Habilidades de síntese e redação em português e espanhol; Sentido de diplomacia, paciência e capacidade de adaptação; Capacidade de organizar e executar tarefas com limitações de tempo; Resiliência e capacidade de adaptação a circunstâncias imprevistas.
Mais Informações Documentos a serem fornecidos: As solicitações devem incluir os seguintes documentos e informações: CV com referências; Carta de apresentação.
Os candidatos interessados nesta oportunidade devem enviar sua candidatura o mais rápido possível.
A Expertise France se reserva o direito de fazer uma pré-seleção antes dessa data.
O processo de seleção será realizado em duas etapas: Inicialmente, uma lista restrita será elaborada livremente pela Expertise France; Os candidatos pré-selecionados farão um teste técnico em contabilidade e gestão financeira entre os dias 8 e 10 de janeiro; Os candidatos selecionados poderão então ser convidados para uma entrevista entre o 13 e 15 de janeiro.
Prazo de inscrição: 05/01/2025 23:59
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