Expertise France is the public agency for designing and implementing international technical cooperation projects. The agency operates around four key priorities:
- democratic, economic, and financial governance ;
- peace, stability, and security ;
- climate, agriculture, and sustainable development ;
- health and human development ;
In these areas, Expertise France conducts capacity-building initiatives and manages project implementation, leveraging technical expertise and acting as a project coordinator. This involves combining public sector expertise with private sector skills to drive impactful results.
A Expertise France está recrutando um/a Responsavel adminsitrativo e financeiro baseado no Brasil para um trabalho de 4 anos como parte do projeto "Amabio". Trabalhando em estreita colaboração com o gerente de projeto e equipes financeiros baseados na sede de Expertise France (EF) em Paris.
Responsavel adminsitrativo e financeiro será responsável:
- pela consolidação de um serviço administrativo e financeiro eficiente para projetos, de acordo com as melhores práticas, ferramentas e procedimentos da Expertise France,
- pela aplicação e monitoramento dos procedimentos de gerenciamento administrativo e financeiro em nível nacional, bem como pela implantação eficaz de ferramentas
- pelo gerenciamento de caixa (transferências de dinheiro, pagamentos a doadores etc.) no escritório.
- gestão administrativa do escritório (procedimentos, arquivamento, faturas, obrigações administrativas nacionais, etc.).
Ele/ela deve dominar todas as regras financeiras e práticas recomendadas, desde o gerenciamento de caixa até os relatórios financeiros.
Baseado em Belem (Brasil) e subordinado ao Gerente de Projeto da Expertise France em Belém o Gerente de Projeto será responsável pela gestao administrativa e financeira das atividades confiadas à Expertise France. Para garantir a implementação bem-sucedida do projeto "Amabio", ele/ela será responsável pelas seguintes tarefas em particular:
**1.** **Gestao financeira e orçamentaria**
- Preparar e atualizar o monitoramento financeiro mensal (alocação de despesas, consumo, previsões, etc.), de acordo com os formatos estabelecidos na Expertise France;
- Assegurar a gestão autónoma das contas bancárias do projecto e da caixa registadora do projecto (desenvolver mandatos de pagamento, preparar e manter o diário de contas, etc.);
- Preparar pagamentos: efetuar Ordens de Pagamento (BAP) Expertise France, inserir despesas no monitoramento financeiro, acompanhar pagamentos e arquivar documentos;
- Garantir a preparação de relatórios de relatórios internos (fechamento trimestral e anual, previsões orçamentais, etc.) e requisitos de relatórios externos (relatórios financeiros periódicos, etc.);
- Auxiliar nos exercícios mensais e anuais de orçamento do projeto (orçamento inicial, orçamento revisado e previsões de desembarque);
- Propor e implementar os controles necessários para garantir a confiabilidade dos dados financeiros;
- Organizar e auxiliar missões de auditoria de projetos.
- Auxiliar o gerente de projetos na preparação de orçamentos para novos projetos ou emendas orçamentárias e para análises internas de custo-benefício;
- Garantir o monitoramento financeiro e contábil dos subsídios;
- Assegurar o arquivo e a manutenção adequada dos documentos administrativos e financeiros;
**2.** **Gestao contabil**
- Garantir que os procedimentos de pagamento e as boas práticas contábeis sejam implementados;
- Verificar os registros bancários e de caixa;
- Verificar os documentos contábeis antes de enviá-los à matriz;
- Verificar a consistência dos dados contábeis (descrição, códigos contábeis, códigos analíticos, taxas de câmbio, etc.): arquivos Excel;
- Supervisionar a verificação de documentos contábeis;
- Garantir a conformidade com a política de arquivamento de documentos contábeis;
- Preparar documentos de fechamento mensal, trimestral e anual;
- Realizar os fechamentos contábeis semestrais com a equipe administrativa e sob a supervisão do Coordenador Administrativo e Financeiro (despesas incorridas e alocações analíticas e contábeis, doações em espécie, imobilização de equipamentos, etc.).
**3.** **Aquisição e contratação de bens, serviços e especialistas**
- Desenvolver e apoiar a implementação da parte administrativa dos processos do concurso (a parte técnica será desenvolvida pelo gestor do projeto e pelos peritos do projeto), bem como os cronogramas de adjudicação e execução do contrato;
- Assegurar o acompanhamento das publicações de mercado de acordo com o procedimento validado;
- Participar no processo de seleção de prestadores de serviços e adjudicação de contratos;
- Estabelecer contratos entre o projecto e os prestadores de serviços ou especialistas seleccionados;
- Acompanhar a execução contratual dos contratos concluídos;
- Produzir mensalmente a situação do mercado e contribuir para os aspectos de aquisição do relatório de monitoramento financeiro do projeto.
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