Analista de Gestão de Risco I - Afirmativa para Mulheres
Estamos à procura de uma mulher Analista de Gestão de Risco I para desenvolver e executar estudos relacionados à formação de preço de energia no médio e longo prazo, por meio da avaliação e simulação das condições operativas atuais e futuras do sistema interligado nacional e do mercado de energia. Além disso, para apoiar a gestão e controle do risco do portfólio a partir da avaliação do balanço operativo da empresa, buscando oportunidades de maximização dos resultados, minimizando os riscos associados, de modo a sempre atender o mandato de risco da Companhia.
Se você é proativa, curiosa, tem boa comunicação e busca um ambiente dinâmico para se desenvolver, o seu lugar é aqui com a gente!
Monitorar, avaliar e simular as condições eletroenergéticas do Sistema Interligado Nacional - SIN no curto e médio prazos, identificando e quantificando os riscos e oportunidades associados.
Propor e desenvolver modelos para emular a operação real do sistema, considerados critérios de segurança adotados pelo Operador Nacional de Sistema Elétrico - ONS e outras informações relevantes.
Executar estudos associados ao cálculo do preço de comercialização de energia, garantindo a qualidade e confiabilidade e consistência das premissas utilizadas.
Desenvolver estudos diários de evolução do Preço de Liquidação de Diferenças - PLD para suporte a gestão do Portfólio e Trading, considerando estratégias de operação do Sistema Interligado Nacional - SIN, modelagem computacional, informações de mercado, previsão climática e aspectos regulatórios.
Avaliar riscos e precificar flexibilidades associadas a comercialização de produtos não convencionais (collar, swap, operações de curto prazo, participação em leilões e processos competitivos).
Participar de fóruns de validação de metodologias, executar e garantir a consistência dos testes e estudos relacionados a modelos e critérios para o planejamento da oferta e formação do preço da energia.
Atualizar relatórios estratégicos e sistemas corporativos com resultados e premissas associados à simulação do sistema e formação de preço.
Analisar, propor e executar a declaração das informações relativas à Companhia relacionadas ao planejamento da operação.
Propor atualizações em processos e estudos de sua responsabilidade considerando evolução tecnológica e melhores práticas de mercado.
Realizar análise, criação, revisão e/ou manutenção da documentação normativa e processos da área de atuação.
Pré-requisitos Obrigatórios:
Fundamentos, legislação e regulação do setor elétrico brasileiro – Básico.
Regras e procedimentos de comercialização do mercado de energia elétrica brasileiro – Básico.
Regras e procedimentos de comercialização de energia da CCEE – Básico.
Planejamento energético e operação do sistema – Básico.
Modelos utilizados no planejamento da operação e formação de preço – Básico.
Técnicas de otimização – Básico.
Técnicas de avaliação – Básico.
Gestão e análise de riscos – Básico.
Análise de risco, de investimento, conceitos de viabilidade econômica-financeira – Básico.
Técnicas de negociação – Básico.
Informática: editor de texto, planilha eletrônica, apresentações, internet, e-mail – Intermediário.
Linguagens de programação – Básico.
Ensino Superior em Engenharia Elétrica ou outra Engenharia ou Engenharia de Produção, Economia ou Administração.
Atributos Desejáveis:
Especialização em Sistemas de Energia.
Conhecimento em ferramentas como Python ou linguagem R, conhecer modelos do CEPEL (modelos curtos, médio e longo prazos, com maior ênfase no modelo Newave).
Inglês – Intermediário.
Pra você e seus dependentes.
Plano Médico e Odontológico.
Exclusivos pra você.
Vale Alimentação e/ou Refeição;
Auxílio Transporte;
Previdência privada;
Seguro de vida em grupo;
Academia / Programas de qualidade de vida;
Programa de Remuneração Variável.
Promovendo o Progresso Harmonioso para um Brasil Sustentável
A ENGIE está presente no Brasil há mais de 20 anos, liderando a geração de energia elétrica no país e oferecendo serviços e soluções inovadoras aos seus clientes.
O Grupo fornece soluções altamente eficientes para pessoas, cidades e empresas através do seu conhecimento técnico em quatro setores-chave: energias renováveis, eficiência energética, gás natural liquefeito e tecnologias digitais.
A ENGIE possui 150.000 colaboradores em todo o mundo e obteve receitas de € 65 bilhões em 2017. No Brasil, a ENGIE é a maior produtora privada de energia elétrica no país, com capacidade instalada própria de 9.356 MW em mais de 30 usinas em todo o Brasil, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. O Grupo possui 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa.
#J-18808-Ljbffr