Atuar em processos de alta complexidade, que necessitem aplicação de conhecimento científico, para o desenvolvimento de soluções para problemas técnicos.
- Conduzir projetos em sua área de atuação, repensando métodos e padrões existentes.
- Analisar dados / informações elaborando estudos que apoiem a tomada de decisão.
- Exercer orientação técnica.
- Promover a saúde ocupacional através do desdobramento de diretrizes corporativas e padrões de saúde e segurança do trabalho, da adoção de ações para mitigar o risco de doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas.
- Realizar investigações, acompanhamento e avaliação na área a fim de identificar variáveis de controle de doenças e acidentes, bem como analisar e recomendar medidas que reduzam / eliminem os riscos de doenças ocupacionais de funcionários e terceiros.
- Participar de projetos visam minimizar os riscos de doenças do trabalho, avaliando as condições de higiene, insalubridade e periculosidade no ambiente e observando a norma regulamentadora para as medidas de segurança e proteção à saúde do trabalhador.
- Seguir e disseminar a política de saúde e segurança do trabalho, criando e executando programas de prevenção informem as pessoas sobre os riscos ocupacionais e que incentivem ao uso de equipamentos de proteção individuais e coletivos, bem como à cultura do comportamento seguro.
- Elaborar e acompanhar os indicadores da área de saúde ocupacional, apontando as principais causas de absenteísmo e afastamentos para a elaboração de planos de ação.
- Atuar na saúde assistêncial por meio deatendimento de primeiros socorros às pessoas em urgências dentro da empresa e na triagem de saúde para encaminhamento ao médico.
- Atuar em campanhas de prevenção de doenças e vacinação, a partir de palestras, informações e esclarecimentos sobre os temas.
- Ministrar treinamentos, conduzir reuniões, comitês e grupos de trabalho sobre o tema, contribuindo para a disseminação da política de saúde e segurança do trabalho e incentivo à cultura do comportamento seguro.
- Realizar interface com as lideranças para garantir o cumprimento da legislação e normas internas da BRF.
- Orientar técnicamente a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Brigada de Emergência.
- Atuar no processo de gestão de afastamentos, analisando tipo de benefício e necessidade de contestação, bem como monitorar contestações junto ao jurídico.
- Gerenciar e encaminhar as restrições médicas e realocações.
- Acompanhar os gastos relacionados as contas de saúde ocupacional.
- Realizar avaliação de estabilidade nos prontuários médicos e reportar ao RH.
- Elaborar e /ou revisar o documento base PGRSS anualmente e treinar a equipe.
- Controlar a vigência dos contratos referente a prestação de serviços para o ambulatório médico, providenciando renovação ou alteração de fornecedores.
- Cumprir as diretrizes estabelecidas na Política de Sustentabilidade da BRF, garantir a aderência ao Plano BRF de Sustentabilidade por meio de atividades em sua rotina que promovam a gestão, o atendimento aos indicadores e aos compromissos globais ESG (Ambiental, Social e de Governança) da Cia, assegurando a conexão entre suas ações e o desenvolvimento sustentável na cadeia da BRF.