A(o) Gerente de Contratos é responsável por gerenciar aspectos contratuais de projetos EPCI ou PLSV, desde a revisão e aprovação dos termos e condições do contrato até o fechamento de todas as discussões comerciais ao final do projeto, incluindo o gerenciamento de mudanças e pleitos, tanto para clientes quanto para os subcontratados e a interface com o cliente e parceiros. Espera-se que ela/ele contribua para a criação de uma cultura de ética e integridade dentro da Subsea 7 e garanta a familiaridade e adesão ao nosso Código de Conduta. O Gerente de contrato poderá reportará para gerente funcional local e gerente senior de contratos/projetos, nos escritórios do Brasil e exterior.
**Responsabilidades e atribuições**
- Conhecer os princípios contratuais do grupo Subsea 7;
- Gerenciar o cliente, o contrato e/ou escopo do projeto, com habilidade crítica para buscar melhores condições para a Subsea 7 e para o projeto, incluindo identificação, rastreamento e comunicação sobre as alterações contratuais;
- Prover suporte ao time de SCM (Suprimentos) sobre condições e variações dos contratos de subcontratação, aprovar as variações de acordo com o procedimento apropriado, preparar o _flowdown_ das cláusulas contratuais, bem como realizar revisões quando preparados por outros;
- Fornecer suporte na revisão e aprovação dos termos e condições do contrato até o fechamento de todas as discussões comerciais, quando necessário, ao final do projeto;
- Formular e qualificar as provisões contratuais, obtendo as aprovações internas aplicáveis;
- Garantir que as provisões contratuais sejam cumpridas;
- Executar todas as tarefas administrativas contratuais do projeto de maneira oportuna e eficiente, incluindo a preparação/revisão de toda a correspondência (excluindo comunicação técnica pura) de e para o cliente e subcontratados/fornecedores críticos; acompanhamento dos requisitos para elaboração de relatórios para os Clientes, emissão de solicitação de alterações contratuais (incluindo manutenção do registro de pedidos de mudança - gestão de mudanças contratuais), avisos, seguros, garantias, andamento e processo de faturamento;
- Gerenciar e compilar evidências para fundamentar e comprovar os direitos contratuais;
- Manter interface constante com os Gerentes de Pacote no intuito de capturar alterações ao escopo contratual que devam ser objeto de uma mudança do contrato (_Variation Orders_);
- Gerenciar o cliente e o contrato, com habilidade crítica para buscar melhores condições para a Subsea 7 e para o projeto, incluindo identificação, rastreamento e comunicação sobre as alterações contratuais;
- Identificar, gerenciar e tratar os riscos comerciais;
- Gerenciar e antecipar o processo de tratamento de pleitos contratuais e de seguros, incluindo sua a quantificação, apresentação e resolução;
- Revisar, aconselhar, elaborar, negociar e estabelecer documentos contratuais com clientes e subcontratados/fornecedores de serviços e equipamentos, maximizando as oportunidades comerciais;
- Atuar como um membro chave da equipe de gerenciamento de projetos e participar de discussões e decisões comerciais estratégicas;
- Supervisionar e conduzir a reunião interna (e eventualmente com parceiros) de gestão de mudanças, para maximizar as oportunidades comerciais da empresa;
- Garantir e identificar todas as obrigações e direitos contratuais com clientes e subcontratados, ao longo de todo o projeto;
- Monitorar as principais entregas do cliente, bem como identificar riscos e oportunidades em caso de falha ou atrasos das entregas;
- Organizar sessões de conscientização das questões relativas ao Contrato para a equipe do projeto;
- Participar das reuniões externas e internas de acompanhamento do projeto;
- Conduzir o processo de gerenciamento de mudanças, identificar, em associação com a equipe do projeto, preparar e buscar todos os pedidos de variação e examinar eventos incomuns para estabelecer causa, efeito e responsabilidade; e preparar e gerenciar os pleitos;
- Preparar e gerenciar pleitos de seguros do projeto, considerando apólices de _Construction All Risk (CAR)_ e outros sinistros de seguros, incluindo notificar o Gerente de Seguros sobre os sinistros atuais e potenciais;
- Prover suporte ao time de SCM sobre condições e variações dos contratos de subcontratação, aprovar as variações de acordo com o procedimento apropriado, preparar o _flowdown_ das cláusulas contratuais, bem como realizar revisões quando preparados por outros;
- Garantir que o procedimento de faturamento seja observado, de forma que o _cashflow_ do projeto ocorra como planejado;
- Apoiar o desenvolvimento de estimativas, produzir planos de recursos, apoiar e analisar evolução e cumprimento de contratos;
- Rastrear, compreender e gerenciar qualquer variação no contrato comercial básico, em termos de escopo, risco, cronograma, especificações etc